Padre Marco Paulo da Silva Brites, pároco de Maceira, Diocese de Leiria-Fátima (Portugal), foi encontrado morto em uma praia do concelho da Marinha Grande na quarta-feira, 6 de junho.

Nota divulgada pela Diocese portuguesa assinala que o corpo do sacerdote, de 38 anos, foi encontrado sem vida “em circunstâncias ainda por apurar, na praia das Valeiras, a sul de S. Pedro de Moel”. De acordo com a imprensa local, não há “indícios de crime”.

O alerta para a presença do corpo na praia das Valeiras foi feito, segundo o site ‘DN’, às 9h30 de quarta-feira por um pescador e quatro operacionais e duas viaturas da Polícia Marítima foram ao local.

Em sua nota, a Diocese de Leiria-Fátima destaca que, “ao mesmo tempo que dá a dolorosa notícia, apresenta sentidas condolências à família e a quantos sentem a partida deste dedicado sacerdote”.

Pe. Marco Paulo da Silva Brites “era um jovem sacerdote, dinâmico e dedicado, conquistando a simpatia e o apreço de quem com ele colaborava nas atividades pastorais e da população que servia como pastor”, acrescenta o texto.

O sacerdote, nascido em 15 de abril de 1980, em Monte Redondo, ingressou no seminário de Leiria em 1992 e foi ordenado padre em 29 de abril de 2007, por Dom António Marto.

Conforme recorda a Diocese, “fez estágio e exerceu o ministério pastoral na paróquia de Regueira de Pontes, como vigário paroquial. Ainda em 2007, passou a desempenhar o mesmo múnus nos Marrazes, onde esteve até 2016. Nesse ano, a 4 de setembro, assumiu as funções de pároco de Maceira, onde se encontrava presentemente”.

Além disso, o presbítero serviu como membro do Conselho Presbiteral e acompanhava como assistente o Agrupamento de Escuteiros da paróquia da Maceira, um grupo do Movimento Católico de Estudantes, uma equipa de Casais de Nossa Senhora e outra do Centro de Preparação para o Matrimônio.

Confira também: