A Solenidade de Corpus Christi foi celebrada na Igreja do Santo Sepulcro, presidida pelo Administrador Apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa, na última quinta-feira, 31 de maio.

A Eucaristia foi concelebrada pelo Núncio Apostólico em Israel e Delegado Apostólico para Jerusalém e Palestina, Dom Leopoldo Girelli, o Bispo Auxiliar de Jerusalém, Dom Giacinto-Boulos Marcuzzo, e o Bispo Auxiliar Emérito de Jerusalém, Dom Kamal Hanna Bathish.

Fiéis durante a celebração de Corpus Christi / Foto: Patriarcado Latino de Jerusalém

As celebrações por ocasião desta solenidade começaram no dia 30 de maio. Os frades franciscanos da Custódia da Terra Santa celebraram as primeiras Vésperas diante da edícula – lugar onde, segundo a tradição, o corpo de Jesus foi colocado – e, em seguida, realizaram uma procissão ao seu redor com o Santíssimo Sacramento.

À meia-noite tocaram os sinos do templo e os franciscanos rezaram uma oração especial por Corpus Christi.

Frades franciscanos rezando / Foto: Patriarcado Latino de Jerusalém

Algumas horas depois, durante a Missa celebrada na quinta-feira, 31, Dom Pizzaballa afirmou que atualmente, onde “o imediato e o ‘aqui e agora’ são aparentemente uma conquista social”, a Eucaristia se torna um mistério que precisa ser compreendido, requer tempo e acolhida.

“O mistério da Eucaristia entra gradualmente em nossas vidas de uma maneira cada vez mais profunda e mais intensa e forma o nosso modo de pensar, viver e rezar”, continuou.

Na homilia – recolhida no site da Custódia da Terra Santa –, o Prelado recordou que na Última Ceia, Cristo oferece o seu corpo e o seu sangue “em um gesto de amor extremo, como sinal de aliança, como alimento de salvação, como princípio de vida nova para todos”.

Por isso, a Eucaristia “é um presente para o qual devemos nos preparar. Precisamos de tempo e de preparação para entendê-lo”.

Além disso, Dom Pizzaballa disse aos sacerdotes que, “só depois de alguns anos de celebração, só depois de sentir a alegria inicial, o cansaço e a solidão, mas também o consolo do ministério, pode-se compreender melhor e ‘escutar’ com mais consciência a grandeza do ministério que celebramos: na Eucaristia, o amor é verdadeiro alimento”.

Fiéis durante a Missa / Foto: Patriarcado Latino de Jerusalém

Religiosas que participaram da celebração / Foto: Patriarcado Latino de Jerusalém

Depois da Missa, o Administrador Apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém liderou a procissão com o Santíssimo Sacramento, que deu três voltas na edícula.

A procissão passou ao lado da Pedra da Unção / Foto: Patriarcado Latino de Jerusalém

Mais em

Em declarações ao Christian Media Center (CMC), Dom Pizzaballa encorajou os fiéis a se aproximar de Jesus como o Papa Francisco indicou em uma ocasião: “A Eucaristia nos torna fortes para dar frutos de boas obras para viver como cristãos”.

O CMC assinalou que existem vários sites dedicados à Adoração Eucarística na Terra Santa, como o Pontifício Instituto Notre Dame e a Capela Armênia de Nossa Senhora do Espasmo, localizada onde, segundo a tradição, Jesus encontrou com a Virgem Maria enquanto se dirigia ao Monte Calvário.

Em Nazaré, junto à Basílica da Anunciação, os Irmãos Missionários da Caridade têm uma capela para adorar o Santíssimo Sacramento.

“Já fizemos a adoração no sábado, mas como Jesus disse: ‘Não se acende uma candeia para colocá-la debaixo de um cesto. Ao contrário, coloca-se no velador e, assim, ilumina todos os que estão na casa’. Jesus Eucaristia é a Igreja, que não é só para nós, é para todos. Por isso, temos este lugar, esta capela onde todos são convidados a vir, para adorar conosco”, comentou Pe. Jean Marie Boucary.

Confira também: