A Santa Sé publicou o programa da visita pastoral que o Papa Francisco fará às dioceses italianas de Piazza Armerina e de Palermo (Itália), no próximo dia 15 de setembro, por ocasião do 25º aniversário da morte do Beato Pe. Giuseppe "Pino" Puglisi, assassinado pela máfia.

O Santo Padre chegará no sábado às 8h30 (hora local) à Piazza Armerina, onde será recebido pelo Bispo da diocese, Dom Rosario Gisana, pelo prefeito da província de Enna e de Piazza Armerina.

Em seguida, às 9h, o Papa seguirá para a Piazza Europa, onde terá um encontro com os fiéis e pronunciará um discurso.

Às 10h, partirá de helicóptero para a cidade de Palermo. Ao chegar, às 10h45, saudará o Arcebispo de Palermo, Dom Corrado Lorefice, o presidente da região da Sicília, o prefeito da província de Palermo e o prefeito da cidade.

Uma hora depois, às 11h45, o Pontífice presidirá a celebração da Santa Missa em memória do Beato "Pino" Puglisi, no Fórum Itálico da cidade.

Às 13h30, Francisco almoçará com as pessoas acolhidas no centro social Missão de Esperança e Caridade. Também estará presente um grupo de migrantes e presos.

Depois do almoço, às 15h30, o Papa realizará um encontro com o clero, religiosos e seminaristas na catedral, onde pronunciará um discurso.

Às 17h, irá se reunir com um grupo de jovens na Piazza Politeama, antes de dirigir-se ao aeroporto de Palermo-Punta Raisi para voltar para Roma às 18h30.

Beato Pino Puglisi

O Beato enfrentou a máfia com determinação, incluindo rechaçar doações de procedência duvidosa e retirar nas festas da padroeira lugares de honra que tradicionalmente eram ocupados pelos líderes mafiosos.

Pe. Puglisi, ordenado sacerdote aos 23 anos, foi um firme defensor das crianças em Palermo, usadas ​​pela máfia para distribuir heroína e outras drogas.

O sacerdote criou um lar para salvar da máfia centenas de crianças do bairro de Brancaccio, em Palermo, onde nasceu.

Em 15 de setembro de 1993, quando completava 56 anos, Pe. Giuseppe "Pino" Puglisi foi assassinado pela máfia siciliana em frente à sua paróquia em Palermo (Itália). Foi beatificado em 25 de maio de 2013.

Confira também: