O Bispo de Terassa, Dom José Sáiz Meneses, declarou à imprensa que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Colônia 2005, será uma ocasião para ver o carisma do Papa Bento XVI com os jovens, e recordou que em outras ocasiões o Pontífice “demonstrou sua proximidade” à juventude.

Dom Sáiz indicou que Bento XVI “é uma pessoa distinta a João Paulo II” e não se sabe “qual será seu carisma com os jovens”. Entretanto, recordou que já em anteriores oportunidades “demonstrou sua proximidade a eles”, assim como “uma grande coragem” ao aceitar ser o sucessor na sede do Pedro.

O Prelado assinalou que embora seja certo “que a Igreja a tem difícil com os jovens, também é certo que a Igreja Católica é a instituição que mais jovens agrupa”.

Por sua parte, o Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio, explicou que os jovens e a sociedade atual estão procurando respostas a múltiplas interrogantes que a Igreja está disposta a resolver com uma atitude de “escuta e diálogo”.

“Se os jovens encontrarem resposta a suas interrogantes, encontrarão resposta às suas vidas, o que irá em benefício de uma convivência cada dia mais fraterna e mais humana”, afirmou.

Mais de quarenta mil inscritos

De outro lado, o responsável pelo Departamento de Pastoral de Juventude da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Victor Cortizo, informou que até o momento há mais de 40 mil jovens inscritos para participar das JMJ. Assinalou que a cifra pode chegar até os 50 mil.

Indicou que os jovens se estão organizando por movimentos e carismas eclesiásticos, e as inscrições as realizam nas delegações diocesanas e nas paróquias. Cortizo assinalou que a Colônia 2005 irão 54 bispos.