O Papa Francisco nomeou como novo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos Dom Giovanni Angelo Becciu, que tomará posse do ofício no final de agosto deste ano.

Enquanto isso, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé, o Arcebispo Becciu permanecerá como Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano até 29 de junho; e continuará como Delegado Especial para a Soberana Ordem Militar de Malta.

Em 29 de junho, Dom Becciu, outros 12 bispos e um sacerdote serão criados cardeais em um consistório público presidido pelo Santo Padre no Vaticano.

Dom Becciu sucede o Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, que serviu neste importante Dicastério desde julho de 2008.

A Congregação para as Causas dos Santos analisa e estuda com cuidado especial cada candidato ao altar. Entre suas funções está a emissão dos decretos que aprovam o martírio, as virtudes heroicas e os milagres dos Servos de Deus para serem declarados beatos ou santos.

O Prefeito desta congregação é responsável por apresentar os decretos ao Papa, a fim de que ele finalmente os aprove.

Dom Giovanni Angelo Becciu nasceu em Pattada (Itália), em 2 de junho de 1948. Tem 69 anos. Foi ordenado sacerdote em 27 de agosto de 1972 e graduou-se em Direito Canônico.

Entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1º de maio de 1984 e prestou seus serviços diplomáticos nas Representações Pontifícias na República Centro-Africana, Sudão, Nova Zelândia, Libéria, Grã-Bretanha, França e Estados Unidos.

Em 5 de outubro de 2001, o Papa João Paulo II o nomeou Núncio Apostólico em Angola. Em 5 de novembro do mesmo ano, também foi nomeado Núncio Apostólico em São Tomé e Príncipe. Recebeu a consagração episcopal em 1º de dezembro de 2001.

Em 23 de julho de 2009, o Papa Bento XVI o nomeou Núncio Apostólico em Cuba até 2011. Em 10 de maio de 2011, o Papa o nomeou Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano.

Em 4 de fevereiro de 2017, o Papa Francisco o nomeou Delegado Especial para a Soberana Ordem Militar de Malta.

Confira também: