Após receber a notícia de que será criado Cardeal pelo Papa Francisco, o Arcebispo de Karachi, Dom Jospeh Coutts, afirmou que está impressionado e “pronto para servir humildemente à Igreja”.

Em declarações à agência vaticana Fides, o futuro Cardeal indicou que também está preparado “para seguir promovendo a harmonia na cidade de Karachi e em todo o país”.

Dom Coutts é conhecido por promover durante 40 anos o diálogo e a paz no Paquistão, um país onde os cristãos são perseguidos e atacados pelos extremistas muçulmanos.

O Arcebispo explicou à UCA News que há muitos desafios para a Igreja no país.

“Não posso resumi-los em apenas uma palavra. Basicamente, desde que o Paquistão é uma república islâmica, para  os que somos paquistaneses não muçulmanos, sejam católicos ou de outra religião, uma dos desafios é ser aceitos como paquistaneses”, assinalou.

Recordou que “o fundador do Paquistão nos disse que, como muçulmanos ou não muçulmanos paquistaneses, juntos temos que construir a nação e isso é o que estamos fazendo. Em particular, a Igreja Católica realizou uma grande contribuição ao desenvolvimento do Paquistão, especialmente nos âmbitos da saúde, da educação e outros temas sociais”.

Recentemente, o Prelado lançou em Karachi uma comissão para impulsionar a harmonia inter-religiosa e a unidade entre pessoas de diversas crenças e grupo étnicos.

“Na Arquidiocese de Karachi, os fiéis estão aumentando e muitos católicos estão se instalando nos subúrbios. Por isso, estamos trabalhando com os sacerdotes para construir novas igrejas e escolas nessas regiões”, comentou à agência Fides.

A alegria pela próxima criação do novo Cardeal também foi compartilhada pelos fiéis e várias autoridades, que foram ao seu escritório para felicita-lo.

O Bispo de Hyderabad, Dom Samson Shukardin, disse à Fides que “era uma decisão que estávamos desejando escutar. É um momento de alegria para toda a Igreja católica no Paquistão”.

“O Arcebispo Joseph Coutts é o bispo mais experiente de todo país e conhece todos os detalhes do trabalho da missão da Igreja no Paquistão”, acrescentou.

Por sua parte, o Secretário Executivo da Comissão Nacional para as Comunicações da Conferência Episcopal, Pe. Qaisar Feroz, disse que Dom Coutts “é muito conhecido no país devido aos seus esforços incansáveis ​​em favor da harmonia inter-religiosa”.

“Estamos felizes de ter um Cardeal depois de tanto tempo. Será muito bom para o crescimento e o desenvolvimento da Igreja”, manifestou.

Dom Joseph Coutts nasceu em 21 de julho, 1945 em Amristar, na Diocese de Jullundur, na Índia. Foi ordenado sacerdote em 9 de janeiro de 1971 para o clero de Lahore. Foi eleito Bispo Coadjutor de Hyderabad (Paquistão) em 5 de maio de 1988 e foi consagrado em 16 de setembro do mesmo ano. Sucedeu o Bispo de Hyderabad em 1º de setembro de 1990.

Em seguida, foi transferido a Faisalabad em 27 de junho de 1998 e promovido à Sede Metropolitana de Karachi em 25 de janeiro de 2012. Foi presidente da Conferência Episcopal do Paquistão de 2011 a 2017.

A agência Fides assinalou que Dom Coutts será o segundo Cardeal do Paquistão. O primeiro foi José Cordeiro, criado Cardeal pelo Papa Paulo VI em 1973. Este Purpurado faleceu em 1994.

Confira também: