Um alarme falso de bomba nas proximidades do Vaticano obrigou cercar várias ruas ao redor da Praça de São Pedro e a evacuar vários edifícios.

Embora a ameaça tenha ocorrido durante a Audiência Geral do Papa Francisco, esta não foi interrompida, mas os acessos à Via della Conciliazione foram fechados.

O alarme aconteceu depois que os serviços de segurança da Cidade do Vaticano receberam, por volta das 9h30 (horário de Roma), uma ligação avisando sobre a existência de uma bomba em um escritório bancário na Via San Pio X, perto da Via della Conciliazione.

Em seguida, os serviços de segurança do Vaticano e da Itália começaram os protocolos antiterroristas, evacuaram vários edifícios, fecharam várias ruas e suspenderam o transporte público.

Entretanto, para evitar cenas de pânico que poderiam causar males maiores, decidiram não suspender a Audiência Geral presidida pelo Papa na Praça de São Pedro, onde estavam presentes milhares de pessoas.

Finalmente, quando se confirmou que era um alarme falso, as medidas de prevenção foram retiradas.

A Itália, assim como muitos outros países europeus, está em alerta máximo antiterrorista como medida de prevenção diante de possíveis ataques de grupos jihadistas.

Além disso, as medidas de segurança no Vaticano aumentam todas as quartas-feiras por ocasião da Audiência Geral em São Pedro. A isso, soma-se ainda o reforço de segurança em Roma diante da próxima formação do novo governo italiano.

Cnfira também: