A Sala de Imprensa da Santa Sé informou através de um comunicado de imprensa que o Papa Francisco receberá entre os dias 1º e 5 de junho cinco sacerdotes vítimas de “abusos de poder, de consciência e sexuais”.

É o segundo encontro depois de que recebeu, há alguns dias no Vaticano, três leigos vítimas pelo mesmo motivo; também depois de que 34 bispos do episcopado chileno se reuniram na semana passada em Roma com Francisco para analisar a situação e ouvir as conclusões do relatório apresentado ao Santo Padre sobre os abusos no Chile.

“Do dia 1° a 3 de junho, o Papa Francisco receberá um segundo grupo de vítimas do Rev. Fernando Karadima e membros da paróquia do Sagrado Coração da Providência (“El Bosque”). Trata-se de cinco padres que foram vítimas de abusos de poder, de consciência e sexuais. Com eles, estarão também dois sacerdotes que assistiram as vítimas em seu percurso jurídico e espiritual e dois leigos envolvidos neste sofrimento. Todos serão hóspedes do Santo Padre na Casa Santa Marta”, disse a Santa Sé.

O Vaticano também assinalou que “a maioria dessas pessoas participou de encontros no Chile durante a missão especial de Dom Charles Scicluna e do Mons. Jordi Bertomeu, que se realizou em fevereiro deste ano”, e cujas conclusões foram colocadas no relatório apresentado ao Papa.

“Com este novo encontro, programado há um mês, o Papa quer demonstrar sua proximidade aos sacerdotes abusados, acompanhá-los em sua dor e ouvir seu precioso parecer para melhorar as atuais medidas preventivas e de luta contra os abusos na Igreja”.

“Conclui-se assim – diz o comunicado – esta primeira fase de encontros que o Santo Padre quis manter com as vítimas do sistema abusivo instaurado algumas décadas atrás na mencionada paróquia”.

“Esses sacerdotes e leigos representam todas as vítimas dos abusos do clero no Chile, mas não se exclui que não sejam repetidas iniciativas semelhantes no futuro”.

Durante estes dias em Roma, as vítimas participarão de vários encontros no decorrer do final de semana, “que se realizarão num ambiente de confiança e de confidencialidade”.

Além disso, na manhã de sábado, 2 de junho, o Papa celebrará uma Missa privada na Casa Santa Marta; à tarde, estão previstos um encontro de grupo e depois encontros individuais.

“O Santo Padre continua a pedir aos fiéis do Chile – especialmente aos fiéis das paróquias onde esses sacerdotes desempenham seu ministério pastoral – para acompanhá-los com a oração e a solidariedade durante esses dias”, acrescentou a Santa Sé.

Confira também: