A Conferência Episcopal da Nigéria convocou para o dia 22 de maio uma marcha para protestar contra os assassinatos dos cristãos perpetrados continuamente pelos pastores da etnia fulani, que professam o islamismo.

A agência vaticana Fides indicou que, desde o início de 2018, mais de 100 pessoas morreram nos ataques dos fulani.

O último ataque ocorreu em 24 de abril e o alvo foi a paróquia de St. Ignatius, em Ukpor, no Estado de Benue, no qual morreram os sacerdotes Joseph Gor e Felix Tyolaha, que estavam celebrando a Missa.

Por isso, através de um comunicado, os bispos convocaram uma marcha de protesto na cidade de Makurdi, capital do estado de Benue. Está previsto que, no mesmo dia, celebrem o funeral dos sacerdotes que foram assassinados em 24 de abril.

“Os bispos que puderem viajar a Makurdi para a Missa fúnebre estão convidados a fazê-lo, enquanto rezamos para que esta informação seja divulgada ao clero, aos religiosos e aos fiéis da maneira mais eficaz possível”, assinalaram.

O Secretário Geral da Conferência Episcopal da Nigéria, Pe. Ralph Madu, também convidou todas as dioceses do país “a organizar reuniões pacíficas ou procissões de oração ou qualquer outra manifestação de solidariedade apropriada contemporaneamente com a manifestação de protesto em Makurdi”.

No final de abril, os bispos da Nigéria expressaram a sua dor pelo assassinato de Pe. Gor e Pe. Tyolaha. Em sua declaração, denunciaram que as autoridades não se esforçavam para impedir a violência.

Confira também: