O Vaticano divulgou o logo da Peregrinação Ecumênica que o Papa Francisco realizará a Genebra (Suíça), no dia 21 de junho, para visitar o Concílio Ecumênico das Igrejas por ocasião dos 70 anos da sua fundação.

No logo, a Igreja é representada como uma barca sobre o mar do mundo com o mastro maior em forma de cruz. “O antigo símbolo cristão da barca se originou no chamado dos discípulos de Jesus, o sinal da tempestade no lago da Galileia”, indicou a Santa Sé.

Além disso, “em cima da cruz está a palavra ‘oikoumene’, da qual deriva o termo ‘ecumênico’, ou seja, ‘toda a terra habitada’”.

Finalmente, ao lado do logo está escrito o lema da Peregrinação Ecumênica: “Caminhar, rezar e colaborar”.

Programa

O Pontífice chegará ao Aeroporto Internacional de Genebra às 10h10, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas e se encontrará com o presidente da Confederação Suíça, Alain Berset, em uma sala do aeroporto.

Em seguida, às 11h15, haverá uma oração ecumênica no Centro do Concílio Ecumênico das Igrejas, onde o Santo Padre realizará a sua primeira homilia. Após a cerimônia, Francisco almoçará com os representantes do Conselho Ecumênico das Igrejas (World Council of Churches, WCC).

Às 15h45, será realizado o Encontro Ecumênico, no qual o Pontífice pronunciará um discurso. Em seguida, o Santo Padre celebrará a Missa no Palexpo, um centro de convenções próximo ao aeroporto, às 17h30.

Às 19h15, irá se despedir dos bispos e dos colaboradores da Representação Pontifícia na Suíça. Às 19h45, será a despedida oficial no Aeroporto Internacional de Genebra. Às 20h, Francisco partirá a Roma, onde chegará às 21h40.

O Conselho Mundial das Igrejas ou Conselho Ecumênico das Igrejas (World Council of Churches, WCC) foi fundado por 147 igrejas em 23 de agosto de 1948 e tem a sua sede em Genebra. A ele pertencem cerca de 348 igrejas que englobam 600 milhões de cristãos em mais de 120 países.

Confira também: