Ao apresentar esta manhã o "Instrumentum laboris" da XI Assembléia  Geral Ordinária do Sínodo sobre a Eucaristia, a Santa Sé anunciou uma série de mudanças introduzidas pelo Papa Bento XVI para favorecer o aspecto colegial e sinodal do encontro a realizar-se no Vaticano em outubro.

O Arcebispo Nicola Eterovic e Dom Fortunato Frezza, respectivamente Secretário Geral e Subsecretário do Sínodo dos Bispos, apresentaram no Escritório de Imprensa da Santa Sé o instrumento de trabalho recordando o que o recém eleito Bento XVI disse a respeito deste encontro: "Um momento importante do Ano da Eucaristia”, inaugurado por seu antecessor João Paulo II em outubro de 2004.

Dom Eterovic anunciou que o Santo Padre introduziu algumas mudanças no desenvolvimento do Sínodo “para concentrar os trabalhos e favorecer ainda mais o aspecto colegial e sinodal". Assim, o secretário geral anunciou a modificação da data da celebração da assembléia sinodal, que "não durará quatro semanas mas somente três, quer dizer, de 2 a 23 de outubro.

Uma das novidades que fará mais ágil e participativa a Assembléia é que "cada padre sinodal disporá de seis minutos de tempo e não de oito –segundo a praxe precedente–, para intervir na sala” com o objetivo de introduzir “intervenções livres” ao final da congregação geral de cada dia", facilitando deste modo "um aberto intercâmbio de pontos de vista e de experiências sobre os temas de maior atualidade, relacionados com o mistério da Eucaristia".

Embora o número de participantes não variará –estão previstos 250–, também se reduzirá o tempo das sessões dos doze “Círculos menores” ou grupos de trabalho, usualmente “divididos segundo os cinco idiomas do sínodo". Na próxima Assembléia sinodal "um bom número de auditores, homens e mulheres" e "um grupo de peritos, com competência na matéria, ajudarão aos padres sinodais em seus trabalhos", assinalou Dom Eterovic.

Mais ecumênico

O Secretário Geral também anunciou a duplicação do número de “delegados fraternos” convidados com respeito ao último sínodo. Esta vez se prevê a participação de uma dúzia de representantes das Igrejas ortodoxas, das Antigas Igrejas do Oriente e das Comunidades derivadas da Reforma. "poderia-se dizer que se trata de um dos gestos concretos de ecumenismo, desejados por Bento XVI ao início de seu pontificado", particularizou.

Por sua parte, Dom Frezza explicou que o documento de trabalho "nasce da síntese de uma quantidade enorme de informação procedente de todo o mundo, até o ponto de que não é fácil encontrar outro organismo que para elaborar um documento próprio recolha uma quantidade similar de informações".

Por último, informou-se que o Santo Padre aceitou a proposta de comemorar com uma sessão o 40º aniversário da instituição do Sínodo dos Bispos, realizada por Paulo VI em 1965, que coincide com o sínodo de outubro.

Com a próxima assembléia sinodal sobre a Eucaristia, em total se celebraram 21. Às 11 assembléias gerais ordinárias se somam 2 assembléias gerais extraordinárias e 8 especiais.