Emma Morosini recebeu o apelido de “vovó peregrina” porque, aos 94 anos, caminhou durante 40 dias de Monterrey, no estado de Nuevo León, até Cidade do México, para poder rezar na Basílica de Guadalupe diante da tilma de São Juan Diego.

Morosini, que peregrinou por mais de 25 anos a diversos santuários do mundo, chegou  na tarde do dia 12 de maio, à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, para pedir pela “paz mundial”.

A “vovó peregrina” visitou santuários em Portugal, Espanha, Polônia, Israel, Brasil e Argentina, sempre pedindo pela paz no mundo, pela união das famílias e pela proteção aos jovens. Em 2015, conseguiu se encontrar com o Papa Francisco no Vaticano e recebeu sua bênção e o incentivo para seguir rezando “pelos jovens, pelas famílias e pelos enfermos”.

A sua rotina nestes 40 dias, desde que saiu de Monterrey, foi começar a caminhar a partir das 6h30, carregando apenas uma pequena mala e um guarda-chuva, assim como um colete refletivo, para evitar acidentes na estrada, e um gorro para proteger-se do sol.

Para alimentar-se, Morosini levou leite, suco, água e pão, e também recebeu algumas doações de frutas e verduras no caminho.

Em diversos pontos do seu percurso, ela foi acompanhada por agentes da área da saúde, defesa civil e pela Polícia Federal. Frequentemente, foi hospedada pelas autoridades municipais durante o percurso.

Ao chegar à Basílica de Guadalupe, a “vovó peregrina” foi aplaudida pelos presentes. Mas, antes de entrar no templo, a senhora se ajoelhou, beijou o chão, fez o sinal da cruz e rezou por alguns minutos.

Confira também: