Nesta semana, o episcopado chileno terá alguns dias importantes em Roma, para reunir-se com o Papa Francisco, que os convocou através de uma recente carta por ocasião dos casos de abuso por parte do clero chileno.

O Vaticano informou, através de um comunicado, como serão as reuniões nas quais esperam que o Pontífice tome medidas urgentes para resolver a crise que a Igreja no Chile enfrenta, ajude as vítimas e recupere a credibilidade do episcopado no país.

O Papa Francisco se reunirá com os bispos do Chile entre os dias 15 e 17 de maio na sala prévia a Sala Paulo VI, onde o Papa celebra grandes encontros e, em algumas ocasiões, a Audiência Geral das quartas-feiras. Estarão presentes 31 bispos diocesanos e auxiliares e 2 bispos eméritos. O Papa será acompanhado pelo Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet.

A Sala de Imprensa explicou que este encontro dá sequência à precedente convocação do Episcopado chileno em 8 de abril passado. “O Santo Padre, interpelado pelas circunstâncias e desafios extraordinários diante dos abusos de poder, sexuais e de consciência que se verificaram no Chile nas últimas décadas, considera necessário examinar profundamente as causas e as consequências, assim como os mecanismos que levaram em alguns casos ao ocultamento e às graves omissões em relação às vítimas”.

“Durante os encontros, o Papa Francisco deseja compartilhar as suas conclusões pessoais fruto da recente missão especial ao Chile confiada a Dom Charles Scicluna, Arcebispo de Malta, e ao Rev. Jordi Bertomeu, da Congregação para a Doutrina da Fé, e completadas pelos numerosos testemunhos, escritos e orais, que Sua Santidade continuou recebendo nas últimas semanas”.

A Santa Sé explicou que o objetivo “deste longo ‘processo sinodal’ é discernir juntos, na presença de Deus, a responsabilidade de todos e de cada um nessas feridas devastadoras, além de estudar mudanças adequadas e duradouras que impeçam a repetição desses atos sempre reprováveis”.

“É fundamental restabelecer a confiança na Igreja através de bons pastores que testemunhem com sua vida ter conhecido a voz do Bom Pastor: que saibam acompanhar o sofrimento das vítimas e trabalhar de modo determinado e incansável na prevenção dos abusos”.

O comunicado que afirma que “o Santo Padre agradece a disponibilidade dos seus irmãos Bispos de se colocar à escuta doce e humilde do Espírito Santo e renova seu chamado ao Povo de Deus no Chile para continuar em estado de oração para que haja a conversão de todos”.

Confira também: