Logo do trânsito do Papa João Paulo II, são mais os jovens poloneses que desejam converter-se em sacerdotes, conforme informaram alguns porta-vozes da Igreja Católica na Polônia.

Atualmente, os compatriotas do falecido Pontífice conformam um quarto do clero europeu e logo após da sua partida à casa do Pai são ainda mais os homens jovens que desejam seguir seus passos no sacerdócio.

Segundo a Gazeta Wyborcza em algumas dioceses o número de seminaristas chegou a duplicar-se no presente ano com relação ao anterior.

"Os ingressos deste ano ainda não finalizam e ainda podemos ver muitos interessados”, indicou o Padre Andrzej Szcieszko, reitor do Seminário de Lodz na região central do país. "Certamente isto está relacionado com a morte do Papa João Paulo II. Com seu falecimento, fomos abençoados com a graça divina. Devemos rezar por estes jovens”, adicionou.

Conforme informa a Gazeta, uns mil e 400 poloneses ingressaram nos seminários no ano passado, o número mais alto na Europa depois de Ucrânia, onde a Igreja Católica é minoria já que o país é predominantemente ortodoxo.