Poucos dias antes do Papa Francisco divulgar o local e a data das canonizações do Papa Paulo VI e do Beato Óscar Romero, foram publicadas fotografias inéditas do encontro entre os dois em 1978, no Vaticano.

As imagens foram divulgadas pelo Escritório de Canonização em 4 de maio.

O Beato Óscar Romero, Arcebispo de San Salvador, nasceu em Ciudad Barrios, El Salvador, em 15 de agosto de 1917, e morreu mártir por ódio à fé na capital do país em 24 de março de 1980, tendo sido baleado enquanto celebrava a Missa em meio ao começo de uma guerra civil entre a guerrilha de esquerda e o governo ditatorial de direita.

Em 1978, o Prelado escreveu em seu diário o que o Papa Paulo VI disse naquela reunião: “Entendo o seu difícil trabalho. É um trabalho que não pode ser compreendido, necessita ter muita paciência e muita fortaleza. Eu sei que nem todos pensam como você, nas circunstâncias do seu país é difícil ter essa unanimidade de pensamento, entretanto, prossiga com entusiasmo, com paciência, com força e com esperança”.

Papa Paulo VI e Beato Óscar Romero (1978) / Crédito: Escritório de Canonização

Em seguida, Dom Romero, escreveu suas apreciações sobre a audiência no Vaticano.

“Ele prometeu que rezaria muito por mim e pela minha Diocese. E que fizesse todo o esforço possível pela unidade. Que, se ele pudesse servir pessoalmente em algo, teria prazer em fazê-lo”, escreveu.

“Em seguida, referiu-se ao povo. Disse que o conhecia desde quando havia trabalhado na Secretaria de Estado, há 50 anos, e é um povo generoso, trabalhador e que hoje sofre muito e procura as suas reivindicações. Disse que deveríamos ajudá-lo, trabalhar por ele, mas nunca com ódio ou provocando a violência, mas com um grande amor”, acrescentou.

Papa Paulo VI e Beato Óscar Romero (1978) / Crédito: Escritório de Canonização

Em suas memórias, o Arcebispo Romero assegurou ter expressado ao Papa naquela ocasião o seu “compromisso inabalável ao magistério da Igreja”.

“E que nas minhas denúncias da situação violenta do país, sempre chamava à conversão e me mostrava compassivo com as pessoas que sofrem, com as famílias das vítimas e, ao mesmo tempo, denunciava o pecado, chamava os pecadores à conversão”.

Finalmente, recordou que o Papa disse que rezaria muito por El Salvador e “que lhe disséssemos o que poderia fazer para nos ajudar”.

Papa Paulo VI e Beato Óscar Romero (1978) / Crédito: Escritório de Canonização

No sábado, 19 de maio, o Papa Francisco presidirá na Sala do Consistório do Palácio Apostólico do Vaticano, às 10h, um Consistório Ordinário Público para algumas Causas de Canonização.

Espera-se que sejam divulgadas as datas da canonização de ambos os beatos.

No último dia 7 de março, o Vaticano anunciou que o Papa Francisco, depois de receber em audiência privada o Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, assinou o decreto de canonização.

Na expectativa de que a Santa Sé comunique a data oficial, o mais provável é que ocorra no final do Sínodo dos Bispos sobre os jovens e as vocações no próximo mês de outubro.

Mais em

Confira também: