O  Consórcio de Médicos Católicos conseguiu estabelecer o início de um diálogo com as autoridades sanitárias que poderiam permitir a próxima difusão dos métodos naturais da regulação da fertilidade nos hospitais públicos.

O presidente do Consórcio, Carlos Alberto Carranza Casares, manifestou sua disposição de colaborar na difusão destes métodos e indicou que pelo menos já se estabeleceu algum  diálogo com as autoridades, diante das quais “insistiremos para tentar conseguir” que tais métodos sejam ensinados nos hospitais do Estado “de uma maneira eficiente e positiva”.

A entidade enviou uma carta ao Presidente do Conselho Pontifício para a Família, Cardeal Alfonso López Trujillo, informando-lhe sobre esta gestão.

Além disso, anunciaram que realizarão iniciativas formativas como conferências sobre  “A concepção: o início da vida”, no Salão do Conselho da Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires e organizada em conjunto com a  cátedra de Medicina Legal da Universidade.

Além disso, no sábado 21 de agosto haverá um simpósio internacional sobre “Vida intrauterina e aborto”, na sala maior do Hospital de Clínicas, da Faculdade de Medicina da UBA.

Ao término da jornada jurarão os novos sócios do Consórcio e será celebrada uma Missa. Papa o dia 25 setembro está previsto um retiro espiritual no convento das religiosas dominicanas de clausura, em São Justo.