A Seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano lançou um plano pastoral para ajudar os migrantes venezuelanos na América do Sul.

A iniciativa foi apresentada na Sala de Imprensa da Santa Sé, na qual participaram Pe. Arturo Sosa, Superior Geral dos Jesuítas, Pe. Fabio Baggio e Pe. Michael Czerny, Subsecretário da Seção dos Migrantes e Refugiados do Dicastério.

“Em resposta ao apelo do Papa Francisco para receber, proteger, promover e integrar os migrantes e refugiados, oito Conferências Episcopais da América do Sul se uniram a fim de dar uma resposta conjunta aos desafios devido aos fluxos em massa de venezuelanos, que decidiram migrar a outro país da América do Sul nos últimos anos”, explicaram na apresentação.

As Conferências Episcopais do Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Bolívia, Paraguai e Argentina promoverão este plano pastoral.

Além disso, “através da ação coordenada, este plano integrado pretende ter uma grande variedade de atividades e serviços a favor dos venezuelanos, outros migrantes vulneráveis ??e comunidades locais que os acolhem”.

Entre as diferentes ações estão abrigos, assistência em relação a moradias, busca de trabalho e inclusão social; facilitação do acesso aos serviços de educação e de saúde; assistência jurídica; formação profissional de agentes pastorais e diferentes campanhas de sensibilização.

Confira também: