No último fim de semana, mais de 400 grupos católicos das dioceses da Grã Bretanha se reuniram para rezar o Terço pela defesa da vida ao longo da costa, uma iniciativa que foi realizada pela primeira vez na Polônia e na Irlanda.

Segundo explicou ‘Catholic Herald’, “acredita-se que esta é a maior reunião católica desde a visita do Papa Bento XVI em 2010”.

O evento “Terço na Costa” foi realizado no domingo, 29 de abril. O aborto é legal nos territórios da Inglaterra, do País de Gales e da Escócia desde 1967; embora na Irlanda do Norte não se aplique esta lei.

Crédito: Facebook de Rosary on the Coast

Participaram muitos membros do clero, entre eles o Arcebispo de St. Andrews e Edimburgo, Dom Leo Cushley; o Bispo de Portsmouth, Dom Philip Egan; o Bispo de Menevia, Dom Tom Burns; o Bispo de Hallam, Dom Ralph Hesk; e o Bispo de Paisley, Dom John Keenan.

Em declarações à imprensa local, a coordenadora nacional do Terço na costa da Inglaterra, Antonia Moffat, assegurou que é “claro” que este é “um momento de dificuldade e precisamos de oração”, porque “a gente está procurando uma oportunidade para receber uma resposta sobrenatural”.

“Muitos santos destacaram a importância do Terço como uma oração poderosa que oferece soluções sobrenaturais. Esperamos testemunhar o poder da oração para mudar vidas. O Terço é a espada espiritual do nosso tempo”, destacou.

Pe. Ross Crichton, que liderou o grupo na ilha de Eriskay nas Hébridas Exteriores, disse ao ‘Herald’ que o domingo foi “glorioso”, porque tanto as crianças como os adultos rezaram em inglês e gaélico logo depois de enterrar uma Medalha Milagrosa na areia .

Por sua parte, Pe. Tom Grufferty, que liderou um grupo em Gosport, Hampshire, disse que assim que começaram a rezar  o Terço, “havia um verdadeiro espírito de comunidade com todos, levantando as suas mentes e corações a Deus na oração”.

Crédito: Facebook de Rosary on the Coast

Clare Short, uma paroquiana que se uniu a um grupo em Portsmouth, acrescentou: “Unida a outros 30 mil católicos nas ilhas britânicas, senti que estávamos começando a recuperar um sentido de identidade nacional espiritual”.

Em março, o Núncio Apostólico no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Dom Edward Adams, afirmou que o Papa Francis enviou “saudações a todas as pessoas que participarem do Terço na Costa em favor da fé, da vida e da paz na Escócia, na Inglaterra e no País de Gales, assegurando-lhes a sua proximidade espiritual em suas orações”.

Crédito: Facebook de Rosary on the Coast

Confira também: