O Bispo de Bangassou (República Centro-Africana), Dom Juan José Aguirre, enviou um comunicado após o ataque contra a igreja de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Bangui, a 700 quilômetros, que aconteceu no dia 1º de maio e no qual morreram 16 pessoas, entre as quais um sacerdote, e 99 ficaram feridas.

Segundo explica no comunicado publicado pela emissora de rádio Cope, o ataque foi perpetrado por “um grupo de radicais que dizem ser autodefesa das lojas e de toda atividade econômica do bairro”, o “bairro muçulmano do PK 5, coração econômico de Bangui”.

“Seu chefe é muçulmano e tem o apelido de ‘force’. Há 20 dias os soldados da ONU quiseram desarmá-lo e não puderam. Foi como mexer em um vespeiro”, explica.

“Junto a esse bairro está um bairro não muçulmano no qual está a paróquia de Fátima, que tem os missionários combonianos há 50 anos”, afirma Dom Aguirre.

Segundo ele, no último dia 1º de maio, “havia uma reunião do grupo de São José” com a “igreja cheia até as portas”.

“Durante a Missa, por volta das 10h, as pessoas de ‘force’ invadiram a esplanada atirando com AK47, tiros cruzados contra a porta da igreja e granadas de mão, causando muitos feridos”, apontou.

Também contou como o sacerdote faleceu: “Um sacerdote diocesano saiu para auxiliar um ferido no pé e recebeu um tiro entre a têmpora e a orelha, imediatamente mortal. Chamava-se Abbe Albert Toungoumale Baba, de 55 anos”.

Depois, os criminosos escaparam, mas “os jovens recolheram o cadáver de Abbe e o levaram para o palácio presidencial, onde, por volta das 14h, os soldados da MINUSCA ruandeses os dispersaram e o cadáver foi conduzido a sua paróquia para as exéquias”.

A MINUSCA são as iniciais da Missão Multidimensional Integrada de Estabilização das Nações Unidas na República Centro-Africana, que é responsável pela proteção da população civil e pelo apoio ao processo de transição, assim como pela assistência humanitária.

Mas, as revoltas seguem na cidade, “enquanto isso, 3 muçulmanos foram queimados na principal artéria de Bangui, a Avenue Boganda, a mesquita do bairro da Kwanga foi queimada, muitos doentes do hospital comunitário muçulmanos foram feridos e a caça aos muçulmanos se mantém até a noite”.

Além dos mortos e feridos, o Bispo adverte que este ataque coloca em “risco que todo o processo de paz e desarmamento venha abaixo”.

Dom Juan José Aguirre é um religioso missionário comboniano espanhol e Bispo da Diocese de Bangassou (República Centro-Africana) desde o ano 2000. Em diversas ocasiões, denunciou a situação de violência e caos que se enfrenta no país.

Confira também: