A Conferência Episcopal do Equador (CEE) expressou seu pesar pelo falecimento no dia 24 de abril do segundo Bispo mais idoso do mundo, Dom Víctor Garaigordóbil Berrisbeitia, Bispo Emérito de Babahoyo.

O Prelado de 102 anos faleceu no Lar dos Sacerdotes Veneráveis, localizado em Begoña, Bilbao (Espanha).

Os bispos equatorianos assinalam que o funeral acontecerá “onde viveu durante mais de três décadas, com a comunidade missionário em Urkiola”, no País Basco (Espanha), na quinta-feira, 26 de abril.

A capela estará aberta a partir das 10h na Abadia-Etxea. Posteriormente, o funeral será presidido pelo Bispo de Bilbao, Dom Mario Iceta. Os restos mortais de Dom Garaigordóbil descansará no cemitério do santuário.

Dom Víctor Garaigordóbil foi o segundo bispo mais idoso do mundo, depois do prelado chileno, Dom Bernardino Piñera.

Os bispos equatorianos elevaram suas “orações pelo eterno descanso da alma de nosso irmão Bispo e que Deus conceda consolo aos seus familiares”.

Dom Garaigordóbil nasceu em Abadiano, no País Basco, em 17 de outubro de 1915. Foi ordenado sacerdote em 27 de junho de 1943, aos 27 anos.

Em 29 de novembro de 1963, foi nomeado Prelado de Los Ríos, no Equador, que logo mudaria de nome para Babahoyo. Recebeu a consagração episcopal em 30 de janeiro de 1964. Foi bispo durante 54 anos.

O Bispo mais idoso do mundo é o chileno Bernardino Piñera Carvallo. Com a morte de Dom Garaigordóbil, agora o segundo mais idoso é o espanhol Damián Iguacén Borau.

Dom Piñera Carvallo nasceu em setembro de 1915 e Dom Iguacén nasceu em fevereiro de 1916. Atualmente, ambos têm 102 anos.

Confira também: