O Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner, apresentou hoje em Roma a próxima Jornada Mundial da Juventude, que se celebrará na sua cidade de 16 a 21 de agosto, e assegurou que a missão dos jovens será “mostrar ao mundo o rosto de Cristo”.

“Têm que vir como os Reis Magos. Tragam com vocês outras pessoas, não venham sozinhos. Se nos reunirmos em seu nome, Jesus estará entre nós. Temos que mostrar ao mundo o rosto de Cristo”, assinalou o Cardeal, dirigindo-se aos jovens na roda de imprensa que ofereceu em Rádio Vaticano.

O Cardeal Meisner lembrou que João Paulo II lhe manifestou seu desejo de que uma das primeiras jornadas do Terceiro Milênio se realizasse em Colônia e escolheu a Alemanha como sinal de esperança.

O Arcebispo antecipou que há 400 mil inscritos para a próxima JMJ mas confiam em que a cifra final alcance os 800 mil participantes. Até o momento há sete mil sacerdotes que viajarão a Colônia e 700 bispos de todas partes do mundo. “Colônia trabalha há oito anos neste acontecimento”, assegurou o Cardeal Meisner.

Visita a sinagoga

Do mesmo modo, adiantou que o Papa Bento XVI visitará a Sinagoga de Colônia em 19 de agosto como "claro símbolo" de aproximação entre católicos e judeus. Este, indicou, seria o único evento papal fora das Jornadas. Segundo o Cardeal, "o Holocausto é ainda uma ferida aberta para os alemães. Os judeus não são para nós um povo qualquer mas sim nossos irmãos e irmãs e temos que atuar para que não aconteça mais nada parecido".

Esta visita converterá a Bento XVI no segundo Pontífice que ingressa em um templo judeu depois de João Paulo II, quem em 1986 visitou a Sinagoga de Roma por convite do rabino da cidade, Elio Toaff.

A Sinagoga de Colônia foi destruída em 1938 pelo Exército nazista durante a chamada "noite dos cristais", quando em toda a Alemanha se levou a cabo uma campanha de destruição contra os prédios e lojas judias.