O falecido Cardeal Keith O'Brien, que renunciou o cargo de Arcebispo de St. Andrews e Edimburgo (Escócia), pediu perdão em seu testamento às pessoas que ele ofendeu.

Segundo informações do jornal britânico “The Guardian”, na homilia do funeral na igreja de St. Michael, em Newcastle, o Cardeal Vincent Nichols, Arcebispo de Westminster, disse que o falecido Cardeal, “escreveu em seu testamento: ‘Peço perdão a todos aqueles que ofendi nesta vida. Agradeço a Deus pelas bênçãos que me concedeu, especialmente o sacramento da ordem’”.

Diante de aproximadamente 200 pessoas, o Cardeal Nichols disse que "todos conhecemos as luzes e sombras de O’Brien , e não precisamos ficar mais tempo falando disso, inclusive porque ele mesmo nos deu as palavras-chave que devemos ter em mente".

"Essas palavras nos guiam quando rezamos pelo seu descanso eterno e por todos aqueles que ele ofendeu. Pedimos a Deus para fortalecê-los neste momento", disse o Cardeal Nichols.

O Cardeal Keith O'Brien foi ordenado sacerdote em 1965 e foi nomeado Arcebispo de St. Andrews e Edimburgo em 30 de maio de 1985. Durante 10 anos foi Presidente da Conferência Episcopal da Escócia. Ele foi criado Cardeal em 21 de outubro de 2003.

O Purpurado renunciou o cargo de Arcebispo St. Andrews e Edimburgo em março de 2013, aos 74 anos, depois das acusações de haver cometido condutas sexuais inapropriadas com outros homens na década de 80. O Papa Bento XVI aceitou a sua renúncia.

Logo O´Brien, que anunciou que não participaria do conclave em março de 2013 no qual o Papa Francisco foi eleito, admitiu que “houve ocasiões nas que minha conduta sexual esteve abaixo do que se espera de mim como sacerdote, arcebispo e cardeal”.

Naquele mesmo ano, o Papa Francisco aceitou a sua renúncia aos direitos e privilégios que lhe correspondiam como Cardeal e, dois meses depois o Purpurado deixou a Escócia para dedicar-se a um tempo de oração e penitência.

O Cardeal faleceu em 19 de março, aos 80 anos.

Confira também: