As meditações conduzidas pelo sacerdote português José Tolentino Mendonça durante o retiro de Quaresma do Papa Francisco e da Cúria Romana estarão agora disponíveis no livro “Elogio da sede”, a ser lançado no dia 13 de abril.

A obra será lançada pela Quetzal Editores e traz como título o tema do retiro realizado pelo Pontífice e pela cúria entre 18 e 23 de fevereiro, na Casa Divino Mestre, em Ariccia, Itália.

Conforme explica a editora, o livro reúne os textos que serviram de guia “às reflexões conduzidas pelo poeta, teólogo e sacerdote português junto do Papa Francisco e dos cardeais da Cúria Romana sob o tema Elogio da Sede”.

Trata-se, assinala, de “um livro decisivo que guia as reflexões da Igreja sobre o mundo. Um documento de rara beleza e originalidade”.

Durante o retiro quaresmal, Pe. Tolentino desenvolveu as suas reflexões com base nos seguintes temas: “A ciência da sede”; “Percebi que estava sedento”; “Esta sede de nada”; “A sede de Jesus”; “As lágrimas contam uma sede”; “Beber da própria sede”; “As formas dos desejos”; “Ouvir a sede das periferias”; “A bem-aventurança da sede”.

Além das meditações de Pe. Tolentino, o livro traz como prefácio o agradecimento feito no final do retiro pelo Papa Francisco ao sacerdote português, “por nos ter falado da Igreja, por nos ter feito sentir a Igreja, este pequeno rebanho. E também por nos ter advertido a não ‘diminui-lo’ com as nossas mundanidades burocráticas”.

Na ocasião, o Santo Padre agradeceu “por nos ter recordado que a Igreja não é uma gaiola para o Espírito Santo, que o Espírito voa também fora e trabalha fora. E com as citações e as coisas que o senhor nos disse, nos fez ver como trabalha nos não crentes, nos ‘pagãos’, nas pessoas de outras confissões religiosas: é universal, é o Espírito de Deus, que é para todos”.

“Obrigado por este chamamento para nos abrirmos sem medo, sem rigidez, para sermos suaves no Espírito e não mumificados nas nossas estruturas que nos fecham. Obrigado, padre”, disse o Pontífice.

Padre José Tolentino Mendonça é vice-reitor da Universidade Católica de Lisboa, Portugal. Nasceu em 1965, em Machico (Arquipélago da Madeira), foi ordenado sacerdote em 1990 e obteve o título de doutor em Teologia Bíblica em Roma.

Confira também: