O Papa Francisco se uniu ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, convidando a rezar pelos que sofrem este transtorno, durante o Regina Coeli deste dia 2 de abril, na Praça de São Pedro do Vaticano.

Além disso, o Vaticano divulgou uma mensagem por ocasião deste dia, assinada pelo Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Peter Turkson, no qual assinala que “a Igreja, com suas obras, dá testemunho de sua atenção e solicitude para com as pessoas com autismo”.

“Em nossa comunidade está presente uma atitude geral de acolhida, mesmo se é difícil alcançar uma inclusão real”, indica.

Para ele, “é fundamental que nossas comunidades cristãs sejam casas nas quais todo sofrimento encontre compaixão, nas quais toda família com o peso da dor e do cansaço possa sentir-se compreendida e respeitada em sua dignidade”.

Sublinha que “é essencial estar ativamente ao lado daqueles que são afetados pelos transtornos do espectro do autismo e as suas famílias, sobre as quais pesa uma quantidade enorme de trabalhos, às vezes insuportáveis”.

“Todos os membros da família devem ser levados em consideração, não apenas os pais, mas também outras crianças, cujo desenvolvimento requer o máximo cuidado e atenção. Quantas vezes elas experimentam um sentimento de inadequação, ineficácia e frustração!”.

Assim, o Cardeal Turkson propôs “construir uma aliança sólida entre setores como a saúde e a educação”, de modo a “garantir a continuidade dos cuidados e da assistência ao longo da vida”.

Confira também: