O canal católico português Angelus TV corre o risco de encerrar suas atividades no próximo dia 15 de abril, devido a dificuldades financeiras e, frente a esta situação, lançou uma campanha a fim de reunir 4 mil colaboradores para manter este projeto realizado por leigos.

Em um recente comunicado assinado por sua diretora Sandra Dias, a Angelus TV informa que “no intuito de fazer face às dificuldades econômicas, iniciamos o projeto ‘Madrinhas e Padrinhos’, que consiste num convite a cada pessoa a ser um ‘patrocinador’ do programa que mais lhe agrada, com uma contribuição mensal do valor que cada um pode dar, e que ajudará na sustentabilidade do canal”.

Segundo Sandra Dias relatou à ACI Digital, a Angelus TV, “desde o início, tinha como finalidade que a sua sustentabilidade estaria na publicidade”.

Nesse sentido, desde janeiro de 2017, quando começaram trabalhar para colocar a emissora no ar em 2 de maio daquele ano, buscaram angariar recursos de publicidade. “Mas, fomos encontrando barreiras e a grande barreira que encontramos foi o fato de sermos um canal católico”, observou a diretora.

“Apesar de pensarmos que o católico é uma pessoa séria, do bem, de princípios e que essa ideia poderia levar também aos produtos e serviços das empresas uma maior seriedade, na realidade, o que encontramos foram empresários que, ao pensar em publicidade de seu produto em um canal católico, pensam apenas que o seu produto chegará a um público limitado”, assinalou.

Assim, com o decorrer do tempo, “e aquele que era o investimento inicial do canal também chegando ao fim, tivemos que recorrer a outras iniciativas”. Por isso, enviaram e-mails pedindo a colaboração das 4397 paróquias de Portugal.

Entretanto, contou Sandra Dias, “de poucos recebemos respostas e as poucas respostas que recebemos foi de que já tinham muitos encargos, já tinham os seus dinheiros estipulados de ajuda ou caridade aos mais diversos pontos de sua paróquia e, portanto, não tinham como nos ajudar”.

A outra alternativa foi entrar em contato com as 146 Congregações Religiosas do país, porém obtiveram as mesmas respostas das paróquias. “Poucos foram as que se dispuseram a ajudar, três ou quatro se propuseram a ajudar e realmente nos ajudaram com um pequeno valor de acordo com suas possibilidades”.

A emissora católica, então, recorreu à Conferência Episcopal Portuguesa e ao Santuário de Fátima, dos quais recebeu “algumas ajudas pontuais”. “Ajudaram-nos em momentos que foi realmente necessário e que vimos até em risco a emissão do canal. No entanto, não conseguem de forma alguma ter um compromisso mensal para a ajuda da manutenção do canal”.

Por isso, em novembro de 2017, iniciaram a campanha dos padrinhos e madrinhas, para que os telespectadores pudessem ajudar na sustentabilidade da Angelus TV.

Mas, “o tempo foi correndo, chegando a uma situação que, desde novembro que não conseguimos cumprir com o pagamento dos salários dos colaboradores, alguns fornecedores de serviço também vão ficando em atraso”. “Com isso – assinalou Dias –, chegamos ao nosso tempo limite”.

Frente a esta situação, no último sábado, 24 de março, foi ao ar um programa especial no qual alguns funcionários do canal, “como colaboradores que acreditam neste projeto”, decidiram “fazer o apelo a todos os telespectadores”

O programa, apresentado por Joaquim Dias, contou com a participação da jornalista Cláudia Santos, da produtora Inês Farinha Pinhal e da apresentadora Flávia Dias.

A jornalista Cláudia Santos ressaltou que, mesmo com as dificuldades, que incluem atrasos nos salários, “estamos aqui porque acreditamos”.

“A verdade é que as coisas não têm sido fáceis. Sim, é verdade que nós temos vários meses de salários em atraso, e as pessoas podem pensar: ‘então, por que continuam aí?’. Simplesmente porque é um projeto muito especial. A Angelus TV é uma televisão católica portuguesa”, assinalou, ao reforçar que: “Em nada estou arrependida, muito aprendi com a Angelus TV, muito fiz com a Angelus TV e muito quero fazer”.

De acordo com Sandra Dias, atualmente, a Angelus TV necessita de “4 mil padrinhos, porque se cada um der dez euros, é o suficiente para angariarmos 40 mil euros que nos ajudam a sustentar, mensalmente, este canal”.

Segundo ela, trata-se de padrinhos e madrinhas “porque o padrinho e a madrinha são aqueles que ajudam o seu afilhado a crescer na fé e nós queremos que cada um assuma conosco esse crescimento da Angelus TV, esta sua caminhada de fé, para levar também aos outros o Cristo que alegra, que é vivo na vida de cada um”.

“O valor é aquele que puder dar. Nós pensamos em dez euros, mas temos pessoas que dão 3, 20, 5, 100. É o que cada um pode. Ajude-nos a continuar a ter esta janela de esperança de Fátima para o mundo”, completou.

Para aderir à campanha de padrinho e madrinha da Angelus TV, o leitor pode entrar em contato pelos telefones: +351 249 000 400; +351 249 000 401; +351 249 000 402; +351 249 000 403

Mais em

É possível ainda fazer uma transferência ou depósito bancário para a conta com o IBAN: PT50 0045 5081 4029 3455 8126 3; ou enviar por vale de correio ou cheque para a morada:

Angelus TV de Sandra Bastos Dias Unipessoal, Lda
Rua da Tapada, 118 - Zona Industrial de Fátima
2495-405 Fátima

Confira também: