O Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Renato Martino, elogiou as iniciativas como os concertos Live 8, mas assegurou que é necessário fazer muito mais por aliviar a pobreza da África.

O Cardeal se referiu aos concertos musicais celebrados no sábado em nove cidades do mundo, e precisou que ainda não há suficiente conhecimento sobre a pobreza no continente africano.

“Há ainda um conhecimento inadequado no mundo sobre a tragédia da África. O G8, Nações Unidas, a União Européia e todos devem fazer mais”, disse o Cardeal Martino.

O Cardeal Martino chamou à opinião pública a manter certa pressão sobre os líderes mundiais durante a cume do grupo dos oito países mais industrializados do mundo (G8), prevista para esta semana em Escócia.

“A pressão da opinião pública é essencial, com o fim de que os países e as organizações internacionais façam mais”, adicionou.

Ontem, o Papa Bento XVI expressou sua esperança em que os líderes da cume dêem passos concretos para ajudar a aliviar o problema da pobreza.