Ao receber a uns dois mil peregrinos madrilenses que chegaram ao Vaticano para fechar seu terceiro Sínodo Diocesano, o Papa Bento XVI recordou a todos os fiéis que “a caridade é acima de tudo a comunicação da verdade” e a Igreja em Madri tem o dever de difundir a verdade de Cristo sobre a família”.

Segundo o Papa, "em uma sociedade sedenta de autênticos valores humanos e que sofre tantas divisões e fraturas a comunidade dos crentes tem que ser portadora da luz do Evangelho, com a certeza de que a caridade é acima de tudo comunicação da verdade".

“Terá que ir até os limites da sociedade para levar a todos a luz da mensagem de Cristo sobre o sentido da vida, da família e da sociedade, chegando às pessoas que vivem no deserto do abandono e da pobreza, e  amando-as com o Amor de Cristo Ressuscitado", assinalou o Pontífice diante da delegação presidida pelo Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela e seus bispos auxiliares.

Referindo-se à assembléia sinodal que se celebrou sobre o tema "A transmissão da fé, vivida e realizada em comunhão com a Igreja", o Papa disse que "a comunidade eclesiástica tomou consciência de ser 'família na fé', e 'sinal de unidade' para toda a sociedade. É uma comunidade católica, e católica quer dizer precisamente uma assembléia aberta, depositária de uma mensagem com vocação universal, destinado a todo ser humano" que "peregrina hoje a Roma como sinal de comunhão com o sucessor de Pedro e, portanto, com a Igreja universal".

Do mesmo modo, destacou que “a Igreja em Madrid quer estar presente em todos os campos da vida cotidiana, porque o Espírito nos impulsiona a fazer chegar a cada homem e cada mulher o Amor que Deus Pai mostrou em Jesus Cristo”.

“Este amor é solícito, generoso, incondicional, e se oferece não somente aos que escutam ao mensageiro, mas também aos que o ignoram ou rechaçam. Cada um dos fiéis tem que sentir-se chamado para ir, como enviado de Cristo, em busca de quem se tem afastado da comunidade, como aqueles discípulos de Emaús que tinham cedido ao desencanto”, indicou.

"Seguindo as pautas do Sínodo -concluiu-  alimentem-se espiritualmente com a oração e com uma intensa vida sacramental; aprofundem no conhecimento pessoal de Cristo e caminhem com todas suas forças para a santidade, o ‘alto grau de vida cristã’, como dizia o querido João Paulo II".