O Tribunal Apostólico da Congregação para a Doutrina da Fé declarou culpado, em primeira instância, Dom Anthony Sablan Apuron, Arcebispo de Agaña, Guam, acusado de abusos sexuais de menores.

Segundo informa comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Tribunal, composto por cinco juízes, impôs uma pena de suspensão do cargo e proibição de residência na Arquidiocese de Guam.

No entanto, a sentença permanece sujeita a um eventual recurso. Caso o condenado não apresente uma apelação, a sentença se tornará definitiva e efetiva. Entretanto, se apresentar uma apelação, as sanções impostas serão suspensas até que haja uma resolução final.

Os delitos de abusos sexuais contra menores dos quais Dom Apuron foi considerado culpado aconteceram quando ainda não tinha sido nomeado Bispo. Durante esses dois anos em que durou o processo, a Santa Sé tomou uma série de medidas para a administração da Arquidiocese.

Em junho de 2016, o atual número dois da Congregação para a Evangelização dos Povos, Dom Savio Hon Fai-Tai, foi enviado a Guam como administrador apostólico da Arquidiocese.

Posteriormente, Dom Michael J. Byrnes foi nomeado Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese e tomou uma série de medidas disciplinares e organizativas. Finalmente, o Cardeal Raymons Leo Burke foi enviado a Guam para guiar a investigação canônica do processo cuja sentença se tornou pública hoje.

Confira também: