A Família Grande do Lar de Cristo (‘Familia Grande del Hogar de Cristo’ - FGHC) da Argentina, dedicada ao trabalho com pessoas vulneráveis ??e viciadas, recebeu uma mensagem de vídeo do Papa Francisco por ocasião do seu 10º aniversário.

Para comemorar este aniversário, a FGHC realizou um acampamento nos dias 10 e 11 de março na cidade de Luján, onde realizaram atividades recreativas, feiras de empreendedorismo, uma Missa, uma celebração e uma peregrinação à Basílica de Nossa Senhora de Luján.

Na mensagem publicada em 12 de março, o Papa Francisco destacou a “mística” da instituição que, ante os problemas, “abre um caminho de solução”. “Onde talvez estivesse a semente da destruição, semeia para construir”, disse.

O Santo Padre também os chamou de “semeadores”, porque “olham para o futuro com esperança” e ajudam que essa virtude não desapareça nos jovens.

“Vocês fazem isso com os jovens. Ajudam que esse futuro que eles têm em suas mãos siga em frente”, explicou.

“Parabenizo o trabalho de vocês. Não tenham medo, não se assustem. Não se cansem, não se deixem vencer, às vezes, pelos profetas de calamidades ou pelo cansaço. Quando estão cansados, sentem-se, olhem para a Virgem e sigam em frente”, manifestou o Santo Padre.

”Sigam em frente porque vocês estão semeando muito bem na Pátria, muito bem”, disse o Papa Francisco, encorajando-os a pedir à Virgem de Luján, padroeira da Argentina, que os ajude a continuar a obra com a mesma “ternura que ela soube colocar no Lar de Cristo, no primeiro Lar de Cristo, em Nazaré”.

A Família Grande do Lar de Cristo é uma federação que reúne mais de 90 centros dos bairros em 15 cidades do país e trabalham com pessoas em situações de vulnerabilidade e que usam drogas.

Eles apoiam o desenvolvimento das comunidades e promovem os valores cristãos através da cultura do encontro e do protagonismo comunitário.

Em 2008, surgiu o primeiro centro do bairro em Villa 21-24, em Barracas, com a intenção de “assumir o que estava acontecendo, a desigualdade que sempre afeta o último degrau: o excluído da sociedade”, disse um representante da instituição à Agência de Informação Católica da Argentina (AICA).

Confira também: