O Bispo de Trujillo, Dom Oswaldo Azuaje, pediu ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que renuncie e convoque eleições livres para poder enfrentar a grave crise de fome, insegurança, falta de remédios e pobreza que afeta o país sul-americano.

“Eu digo: Sr. Maduro, renuncie e convoque os venezuelanos para verdadeiras eleições livres, para que decidamos o futuro, porque aqui não se resolve tudo só com o chavismo indo embora. É preciso haver uma reconstrução do país onde devem convocar todos os venezuelanos, sem excluir ninguém, para que a Venezuela novamente seja um país próspero”, afirmou o Prelado.

Em comunicação com o jornal nicaraguense ‘La Prensa’, o Bispo pediu ao presidente que se afaste. “Senhor Maduro, por favor, renuncie e aceite que a Venezuela precisa de eleições livres e que nós, venezuelanos, desejamos exercer a nossa cidadania em um país de verdade”, expressou.

O Bispo lamentou que, atualmente, na Venezuela, “há pessoas morrendo porque não têm remédios, há crianças morrendo de fome. A Venezuela está enfrentando uma crise humanitária”. “As pessoas precisam de comida e não há comida suficiente, não há remédios suficientes para todos”, acrescentou.

Além disso, o Prelado disse que os sacerdotes também sofrem com a crise porque “muitos são diabéticos e estão sem insulina porque não há. É um verdadeiro drama”. “A Igreja quis trazer remédios através da Caritas, mas o governo não autoriza e depois disseram mentiras: que a Caritas queria dinheiro pelos medicamentos, e isso não é verdade. A verdade é que a Venezuela vive uma crise humanitária”.

“Então o que devemos fazer? As pessoas têm muito pouco para comer: Como é possível que um banco de uma cidade vizinha amanheça sem ninguém para trabalhar? Do gerente até o último trabalhador, todos renunciaram porque o que eles recebem não era suficiente, apenas podiam comprar um prato de comida por dia. Então, como podemos sobreviver?”, perguntou o Bispo de Trujillo.

Dom Azuaje disse que “o salário mínimo aqui é de um milhão e trezentos mil bolívares e com isso só dá para comprar duas caixas de ovos e sobram apenas 300 mil. Com esse dinheiro, podem comprar apenas meio quilo de açúcar”.

A grave crise que afeta o país, disse o Bispo venezuelano, é devido à “corrupção, à má administração, à ideologia”.

“A indústria praticamente desapareceu e o dinheiro foi embora porque houve uma concepção errada do comércio, da produção, ou seja, uma concepção, digamos, socialista. Do ponto de vista comercial, ocorre um cataclismo, porque trataram a economia de uma maneira incrivelmente suja e ideológica”.

Atualmente, continuou o Bispo de Trujillo, “a Venezuela tem aproximadamente 80% de pobres e 40% está em situação de extrema pobreza. A classe média praticamente desapareceu”.

Ao concluir, o Prelado lamentou que, “nos últimos dois anos, mais de dois milhões de venezuelanos foram embora devido à fome e à insegurança que aflige o país”.

Confira também: