O diário oficial do Vaticano, L’Osservatore Romano, publicou um decreto assinado pelo Vigário de Roma, Cardeal Camillo Ruini, segundo o qual breve começaria o processo de beatificação do Cardeal Eduardo Pironio, quem fora Bispo de Mar del Plata (Argentina) e Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos.

Segundo o decreto, “com o passar dos anos foi aumentando sua fama de santidade” pelo que se “pediu formalmente dar início à causa de beatificação e canonização do servo de Deus”.

O texto pede apresentar “qualquer escrito que tenha como autor ao servo de Deus, se não ter sido entregue já à postulação da causa”, assim como “todas aquelas notícias das que se possam coligir elementos favoráveis ou contrários à fama de santidade do servo de Deus”.

O Cardeal Pironio nasceu em 3 de dezembro de 1920, foi Bispo de Mar del Plata e foi designado Presidente do Conselho Pontifício para os Leigos em 8 de abril de 1984. Neste cargo foi um dos impulsores das Jornadas Mundiais da Juventude. Previamente foi Prefeito da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada. Faleceu em 5 de fevereiro de 1998 e seus restos descansam na Basílica de Luján.

O Cardeal sempre disse que sua vocação religiosa começou em sua família graças a sua mãe. Aos 18 anos de idade, logo depois de ter seu primeiro filho, ela terminou muito doente e lhe advertiram que não poderia ter mais meninos.

Logo depois de pedir assistência espiritual ao então Bispo de La Plata, deu a luz a 21 filhos mais. O Cardeal Pironio foi o último.