Um grupo de aproximadamente 100 pessoas, entre frades franciscanos, religiosas e leigos, se reuniu ontem no edifício do Russell Senate, em Washington DC, a fim de exigir medidas a favor dos “dreamers”; entretanto, 40 manifestantes foram presos sob a acusação de desobediência civil.

O protesto tinha o objetivo de pressionar o Congresso a fim de que tomasse medidas a favor dos “dreamers” (sonhadores), pessoas que chegaram ilegalmente aos Estados Unidos quando eram crianças.

A manifestação foi organizada como parte do Dia de Ação Católica com Dreamers, evento planejado por grupos católicos.

Uma das presas foi a religiosa Tracy Kemme, Irmã da Caridade de Cincinnati. Antes de ser detida, disse à CNA – agência em inglês do Grupo ACI – que considerava que as suas ações valem a pena para ajudar a proteger a comunidade imigrante.

“Eu, duas irmãs e um dos nossos associados faremos desobediência civil”, disse Irmã Kemme. Também afirmou que é “um momento moral da verdade e vale a pena que tentemos conscientizar os nossos legisladores”.

Os “dreamers” que estão registrados recebem um proteção renovável para evitar a deportação graças ao programa de Ação Diferencial para Chegados na Infância (DACA, na sigla em inglês), aprovado pela administração de Barack Obama.

O presidente Donald Trump tentou acabar com este benefício em setembro de 2017 e deu ao Congresso um período de seis meses para chegar a uma solução antes do dia 5 de março, que é quando essa política expira.

Dois tribunais federais emitiram ordens judiciais a fim de impedir que o presidente acabe com o DACA.

Os legisladores não foram capazes de aprovar projetos de lei que incluiriam partes do DACA. Na segunda-feira, a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) pediu aos católicos que telefonassem para os membros do congresso no “Dia Nacional Católico de Telefonemas para Proteger os ‘Dreamers’”.

A Rede Nacional PICO, junto com ‘Faith in Public Life’ e ‘DC Catholic Coalition’, organizou o “dia de ação” na terça-feira, que contou com um encontro pacífico de oração e desobediência civil, mas terminou com 40 manifestantes presos.

Irmã Kemme disse à CNA que espera que o Congresso aprove um DREAM Act, que não esteja relacionado com outras propostas de reformas migratórias. “Eu sou católica e o meu objetivo final é uma reforma migratória integral, com um caminho à cidadania que mantenha as famílias unidas”, sublinhou.

Antes que a polícia tentasse dispersar o protesto, o Bispo de Lexington, Dom John Stowe, se dirigiu à multidão. Entretanto, quando os fiéis começaram a rezar o terço, a polícia começou a deter os envolvidos.

Confira também: