O Bispo de Cuernavaca, Dom Florencio Olvera Ochoa, insistiu aos católicos e legisladores de Morelos a rechaçar o projeto apresentado pelo deputado Raúl Iragorri Montoya, que busca aprovar as uniões homossexuais modificando a Constituição e Código Civil estatais.

O Prelado advertiu que esta iniciativa o único que conseguiria é a degeneração do homem e da família, porque permitir equiparar as uniões homossexuais ao matrimônio é criar uma “família de brincadeira”.

Indicou que respeita a liberdade das pessoas, mas a iniciativa apresentada pelo Iragorri não é razoável.

Do mesmo modo, afirmou que o matrimônio heterossexual não é “coisa de cultura” mas sim de princípios. “A natureza é como é, em nós está e os católicos nunca aceitarão isto, porque trairíamos e negaríamos a verdade de Deus”, assinalou.

Dom Olvera explicou que não se serve à população promovendo a libertinagem, ao mesmo tempo que recordou que ao longo da história houveram autoridades que gostaram de impor seu critério. Por isso, pediu ao promotor da lei retificar-se e não formar parte daqueles que de maneira irresponsável atentaram contra a dignidade do homem e a doutrina de Cristo.

O Prelado destacou que o ensino de Cristo “ promove o amor à pessoa, à vida, e à família tal como Deus a instituiu desde o começo, com um homem e uma mulher”.

O artigo 120 da Constituição do Estado de Morelos afirma que “o matrimônio é a união voluntária de um homem e uma mulher, sancionada pelo Estado, para perpetuar a espécie e ajudar-se mutuamente”.

A projeto de lei do Iragorri quer estabelecer que “o matrimônio é a união voluntária de duas pessoas, sancionada pelo Estado, para formar uma família e ajudar-se mutuamente”.

Por sua parte, deputados locais expressaram sua oposição a esta proposta “porque ataca à família”.