A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) alertou nesta semana que falas do seu presidente, Cardeal Sérgio da Rocha, sobre eleições presidenciais foram alvos de notícias falsas, as chamadas fake news, e advertiu que a Igreja não se pronuncia sobre candidatos.

Durante coletiva de imprensa do lançamento da Campanha da Fraternidade 2018, em 14 de fevereiro, o Cardeal Sérgio da Rocha foi questionado sobre apoio político nas eleições deste ano.

Conforme ressalta o site da entidade, a resposta do também Arcebispo de Brasília não fez nenhuma referência direta a qualquer pré-candidato. Ele declarou: “Nós queremos candidatos comprometidos com a justiça social e a paz. Não candidatos que promovam ainda mais a violência”.

Esta fala do presidente da CNBB foi interpretada por alguns meios de comunicação como uma orientação aos católicos para não votar em determinado pré-candidato a presidência do Brasil.

Em nota, a entidade negou esta informação: “A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) não se pronuncia sobre candidatos e/ou partidos”, declarou.

Além disso, ressaltou que “a Igreja no Brasil oferece critérios cristãos para o discernimento sem substituir a consciência do eleitor”.

A Conferência dos Bispos recordou ainda que o próprio Papa Francisco denunciou as fake news em sua mensagem para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que tem como título “‘A verdade vos tornará livres’. Fake news e jornalismo de paz”.

Nesta mensagem, o Pontífice adverte que “divulgar fake news pode servir para conquistar objetivos específicos, influenciar decisões políticas, e servir para interesses econômicos” e que jornalistas, bem como usuários das redes sociais, devem evitar e desmascarar a “lógica da serpente” que causa desinformação.

Confira também: