A empresa de tecnologia Apple teria eliminado a celebração da Páscoa, entre outras celebrações cristãs, dos seus calendários no iPhone e inclusive na sua linha de computadores Mac.

De acordo com a rede de notícias americana ‘Fox News’, o dia 1º de abril de 2018, domingo, não faz referência à celebração da Páscoa nos calendários de vários usuários dos telefones iPhone e computadores Apple.

Na Páscoa, os cristãos celebram a Ressurreição do Senhor, no ponto culminante da Semana Santa. O número 638 do Catecismo da Igreja Católica assegura que “a Ressurreição de Jesus é a verdade culminante da nossa fé em Cristo”.

No caso do iPhone, as queixas foram realizadas no início de dezembro do ano passado.

Em um fórum aberto no site da Apple, o usuário “Cantonmike” publicou em 7 de dezembro de 2017 que, enquanto planejava sua agenda para 2018 no calendário do seu iPhone, “estava tentando encontrar a Páscoa, mas já não está lá, e tenho certeza absoluta de que antes estava lá no calendário”.

Então sugeriram a “Cantonmike” ativar a opção “Comemorações dos Estados Unidos”, mas esta recomendação, que ele colocou em prática, não funcionou.

Em 26 de dezembro, no mesmo fórum, o usuário “dondahlquist” indicou que teve o mesmo problema no sei iPhone 7 Plus, mas afirmou que no seu ‘iPod Touch’  conseguia ver a data da Páscoa marcada.

O usuário “mr48”, que também tem um iPhone 7 Plus, indicou em 3 de janeiro deste ano que também não encontrou a Páscoa no seu calendário. “Eu tenho o calendário de celebrações dos Estados Unidos selecionado e parece que todas as outras comemorações estão lá, menos a Páscoa”.

“Inclusive retrocedi alguns anos procurando a Páscoa, e também não aparece nos anos anteriores”, assinalou.

Por sua parte, “paulafrommaple grove” indicou que é possível ver a festa da Páscoa no calendário do seu iPad Air 2, mas não no seu iPhone. “Eu tenho exatamente os mesmos calendários marcados em ‘Calendários’, incluindo ‘Festas nos Estados Unidos’”, disse.

Em 20 de fevereiro deste ano, um usuário assegurou que “a Apple separou os tipos de celebrações. As festas religiosas já não estão incluídas no calendário predeterminado”.

A Apple oferece, entretanto, calendários alternativos para formatos chineses, hebreus e islâmicos.

O problema ocorre principalmente em telefones celulares dos Estados Unidos, embora exista usuários que asseguram que podem ver a festa da Páscoa em seus dispositivos iPhone.

A empresa americana ainda não se pronunciou a respeito.

Confira também: