Em 2018, a Arquidiocese de Cascavel (PR) está em festa, ao comemorar os seus 40 anos de criação, motivo pelo qual lançou na última segunda-feira, 19 de fevereiro, um selo comemorativo.

Conforme explicou Pe. Gilmar Petry, da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana, “o Selo comemorativo trás como referência a Cruz de Cristo, sinal maior do cristianismo e no centro o brasão Arquidiocesano seguindo um padrão de cores”.

O lançamento foi feito pelo Arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos, tendo em vista a comemoração do jubileu no próximo dia 5 de maio.

A Diocese de Cascavel foi criada em 5 de maio de 1978, pela bula Cum Toletanus, do Papa Paulo VI. Seu primeiro Bispo foi Dom Armando Círio, que tomou posse em 27 de agosto de 1978.

Em 16 de outubro do ano seguinte, foi elevada a Arquidiocese, tendo como padroeira Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Dom Armando esteve à frente da Arquidiocese de 1978 até o ano de 1995, quando renunciou ao cargo em 27 de dezembro por atingir a idade de 75 anos exigida no Código de Direito Canônico.

Logo após, Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner assumiu como segundo Arcebispo, estando à frente da Arquidiocese de 1995 a 2008, quando também por motivo de idade, renunciou.

No dia 25 de janeiro de 2008, Dom Mauro Aparecido dos Santos toma posse como o terceiro Arcebispo desta Arquidiocese estando ainda em exercício.

Confira também: