O Papa Bento XVI nomeou novo Bispo de São Cristóbal de la Laguna, Tenerife, a Dom Bernardo Álvarez Alfonso, até agora vigário geral da mesma circunscrição insular.

O bispo eleito sucederá ao Dom Felipe Fernández García, cuja renuncia ao governo da diocese foi aceita nesta quarta-feira 30 pelo Santo Padre conforme com o cânon 401, parágrafo 2 do Código de Direito Canônico. Entretanto, Dom Fernández García continuará governando a diocese em qualidade de Administrador Apostólico até a toma de posse do novo Bispo.

Dom Álvarez Alfonso nasceu em 1949 em Breña Alta, Ilha de La Palma (Canarias), em 29 de julho de 1949 e foi ordenado sacerdote em 16 de julho de 1976. Em 1994 obteve a Licenciatura em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

O Bispo eleito exerceu seu ministério sacerdotal integralmente na diocese de Tenerife. Depois de ser sucessivamente pároco de até quatro paróquias na Ilha da Gomera, a Ilha da Palma e a Ilha de Tenerife, desempenhou distintos cargos na diocese, como a de Diretor espiritual do Seminário menor (La Laguna) e Secretário da Vigaria de Pastoral, Delegado diocesano de Liturgia, responsável pela Catequese de adultos e coordenador da área de Evangelização, Diretor do Boletim Oficial do Bispado, e Secretário Geral da Assembléia do Sínodo Diocesano.

Na atualidade é Professor de Teologia Pastoral, desde 1987, e de Sagrada Escritura, desde 1995, no Seminário diocesano e no Centro diocesano de Estudos Teológicos e Vigário Geral da diocese desde 1999. Desde ano 1988 é membro do Conselho Assessor da Subcomissão Episcopal de Catequese da Conferência Episcopal Española. Vigário Geral da diocese de Tenerife desde 1999.

Tenerife tem uma superfície de três mil e 328 quilômetros quadrados e uma população de 915 mil habitantes, dos quais 824 mil professam a fé católica. Para a atenção pastoral da diocese, Dom Álvarez Alfonso conta com a ajuda de 260 sacerdotes, 554 religiosos e  três diáconos permanentes.