Como é tradição, o Papa Francisco celebrará a Quarta-feira de Cinzas depois de uma procissão da igreja de Santo Anselmo à Basílica de Santa Sabina, que pertence à Ordem dos Dominicanos.

Mas, por que o Papa continua realizando esse costume todos os anos? Precisamente, é tradição em Roma que todos os dias durante a tempo da Quaresma visitem diferentes igrejas para rezar as vésperas ou participar da Eucaristia. Um destas igrejas é a de Santa Sabina.

Essa tradição provavelmente acontece desde a comunidade cristã primitiva, quando os membros se visitavam, de casa em casa. A tradição evoluiu, de modo que o Santo Padre celebra a Missa em diferentes lugares da cidade a fim de fortalecer o sentido de comunidade. Na verdade, é muito provável que o Colégio dos Cardeais tenha sido formado desta maneira, sendo os primeiros cardeais os párocos dessas Igrejas estacionais.

Bonaventure Agbali, frade dominicano, disse ao Grupo ACI que “sempre estamos felizes”, porque, “para nós, é um privilégio receber o Santo Padre na Quarta-feira de Cinzas”.

“Para mim, é uma grande honra, um grande privilégio como dominicano, porque estou aqui há dois anos e todos os anos tive a oportunidade de estar perto do Papa”.

O religioso assegura também que para os demais dominicanos, “aqueles que vivem aqui, que vivem em Roma e todos os dominicanos em todo o mundo, é uma honra poder receber o Santo Padre todos os anos em Santa Sabina”.

“A Quarta-feira de Cinzas marca o tempo da Quaresma, que é um período de intensa oração, penitência, obras de misericórdia e caridade. São 40 dias de preparação para a celebração do mistério pascal, que é a celebração da nossa redenção na Páscoa”.

Por outro lado, recorda que “o Santo Padre, em sua Mensagem de Quaresma deste ano, pediu a todos nós para que comecemos este tempo com entusiasmo, apoiados na oração, no jejum e na esmola para que possamos renovar e acender o fogo da caridade dentro de nós”.

Confira também: