A restauração do manto de seda de uma imagem de Nossa Senhora da Soledade, da Basílica de Mafra, em Portugal, revelou uma história única no país: ocultos no forro, sete manuscritos do final do século XIX traziam pedidos de graças à Virgem Maria.

Os manuscritos foram colocados junto aos bordados em fio de ouro e a descoberta foi revelada pela Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra (RVISSM).

“Na sequência dos trabalhos de conservação e restauro que decorrem no manto de seda azul celeste bordado a ouro fino, de Nossa Senhora da Soledade, que deverá voltar a revestir a imagem nas procissões do Senhor Jesus dos Passos, e do Enterro, surgiram sete documentos ocultos no forro do manto”, informou em sua página no Facebook.

Conforme explicou a RVISSM em um comunicado à agência Lusa, o que “torna o achado notável” é a quantidade dos pequenos manuscritos, “pois é habitual encontrar inscrições neste tipo de peças, mas sete documentos, e de mãos diferentes, isso sim, torna o caso verdadeiramente notável”.

Segundo a RVISSM, sua Mesa Administrativa determinou a abertura dos manuscritos, “leitura e posterior acondicionamento no arquivo histórico”.

“Os documentos – detalha em seu Facebook – são pedidos de sete senhoras, a maioria jovens, feitos a Nossa Senhora, nos quais imploram proteção e auxílio da nossa Mãe Santíssima”.

“Os pedidos datam da última década do século XIX, e foram escondidos, presume-se, pelas próprias bordadeiras da então Sirgaria Bello, Jorge & Santos, Fornecedora da Casa Real estabelecida no Rossio, em Lisboa”, acrescenta.

Em um dos manuscritos, era dirigido o seguinte pedido à Virgem: “Minha querida Mãe Santíssima, pelo vosso grande amor, pelo vosso filho nosso pai, vos peço que me deis muita saúde e trabalho, que os meus inimigos nunca me possam fazer mal nem aos meus, que a minha mãe Santíssima me salve a minha alma e que o poder de Nossa Senhora nunca me faça cair na miséria, acuda-me nas minhas aflições pelo vosso santo coração”.

Já em outro, pode-se ler: “Minha Mãe Santíssima, nesta petição vos peço que deis saúde a minha mãe, ao Jorge e a minha avó. Que me deis sempre inteligência e que nos exames fique sempre bem. Para que me guarde de todos os perigos”.

A imagem de Nossa Senhora da Soledade data de 1773. Após a restauração de seu manto, este voltará a ser exposto na Basílica de Mafra no próximo dia 25 de fevereiro, quando a imagem sai na tradicional procissão do Senhor Jesus dos Passos. Além disso, é levada também na procissão do enterro, na Sexta-feira Santa, que este ano será em 30 de março.

Confira também: