O Congresso dos Deputados levantou hoje o veto colocado a semana passada pelo Senado e aprovou definitivamente a equiparação legal das uniões homossexuais com o matrimônio, outorgando além aos casais do mesmo sexo a possibilidade de adotar menores.

Apesar da oposição de um setor majoritário da população que exigiu a defesa da família e o matrimônio tradicional, os legisladores liderados peo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) aprovaram a norma hoje por 187 votos a favor, 147 em contra e quatro abstenções.

Espanha se converteu no terceiro país do mundo que oficialmente confere igualdade de direitos às uniões homossexuais, com uma das legislações mais liberais e anti-família.

O PSOE cumpriu assim uma de suas mais polêmicas promessas eleitorais. estima-se que os casais do mesmo sexo possam “casar-se” assim que a lei se publique no Boletim Oficial do Estado, o que poderia ocorrer entre amanhã sexta-feira e mais duas semanas.

O Senado rechaçou a semana passada este projeto, logo depois de uma multitudinária marcha a favor da família que congregou nas ruas de Madri a mais de um milhão de espanhóis. A câmara alta espanhola tem somente uma função assessora, mas a última palavra em matéria legislativa a tem o Congresso dos Deputados.

Antes da votação, o Presidente de Governo, José Luis Zapatero, proclamou sua vitória. “Não somos os primeiros, mas estou seguro de que não seremos os últimos. depois de nós virão muitos outros países, motivados, senhoras e senhores, por duas forças imparáveis: a liberdade e a eqüidade”, indicou.

Porta-vozes do opositor Partido Popular indicaram que poderiam apelar da decisão ante o Tribunal Constitucional.