O presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, defendeu que o Cristianismo deve levar ao diálogo que seja verdadeiro encontro e, assim, promover a “Igreja em saída” indicada pelo Papa Francisco.

O Purpurado é um dos conferencistas da jornada anual de atualização do clero das dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal, organizado pelo Instituto Superior de Teologia de Évora, com o tema “Desafios para uma Igreja ‘Semper Renovanda’. Secularização, Diálogo, Discernimento”.

Na terça-feira, 30 de janeiro, o Cardeal Ravasi abordou o tema “Diálogo: a nova postura de uma Igreja em saída” e assegurou que “o Cristianismo não é uma religião de seita, que esteja protegida em um oásis, fechada em si mesma”, e portanto, deve promover o diálogo.

Entretanto, ressaltou que para se dialogar é preciso “aprofundar o discurso”, com ciência e técnica, ajudando a “distinguir melhor entre as vias de conhecimento”, que não se limitam à vertente científica.

Nesse sentido, conforme informa a Agência Ecclesia do episcopado português, o Cardeal advertiu que “uma das doenças do nosso tempo é a superficialidade”.

Além disso, denunciou outra “doença”, a qual chamou de “apateismo”, uma mistura de apatia e ateísmo, em um tempo mais inclinado para “a recusa” do que para o encontro.

O conferencista, porém, convocou os presentes a terem “confiança” no valor cultural da mensagem cristã frente ao “secularismo”, a “indiferença” e a uma atitude de “desencanto do mundo” que nega a transcendência e os valores tradicionais, tornando a verdade “refinadamente subjetiva”.

Segundo o Cardeal, é preciso “entrar no horizonte do mundo para sujar as mãos e os pés” a fim de dar vida à “Igreja em saída” sobre a qual o Papa Francisco falou em diversas ocasiões.

Nesse sentido, defendeu que a relação entre Cristianismo e sociedade deve ser marcada pelo “otimismo” e que o diálogo é o método “com o qual entrar no mundo”, em “escuta e respeito pelo outro ‘logos’”.

As jornadas de atualização do clero começaram na segunda-feira 29 de janeiro, e terminam na quinta-feira, 1º de fevereiro.

Confira também: