No contexto da divulgação da mensagem para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais que aborda a questão das fake news, o Vaticano promove nesta quarta-feira, 24, e quinta-feira, 25 de janeiro, uma conferência sobre a “Mídia e a Verdade”, no santuário mariano de Lourdes, na França.

O evento é promovido pela Secretária para a Comunicação do Vaticano em parceria com a Federação da Mídia Católica (conhecida em Portugal por Federação dos Media Católicos).

Participam do encontro o secretário de Estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e o prefeito da Secretaria para a Comunicação, Mons. Dario Edoardo Viganò. Além disso, a programação inclui as presenças de Jean-Marie Montel, presidente da Federação dos Media Católicos; do Bispo de Tarbes e Lourdes, Dom Nicolas Brouwet; e de vários especialistas em áreas como a Filosofia, a Teologia, o Jornalismo e a Ciência Política.

A data de início do evento coincidiu com a festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e dos profissionais da comunicação, dia em que o Vaticano divulgou também a mensagem que tem por tema “A verdade vos tornará livres. Fake news e jornalismo de paz”.

Na mensagem, o Papa Francisco refletiu sobre o “fenômeno das ‘notícias falsas’”, aos quais estão cada vez mais presente atualmente, “no contexto de uma comunicação cada vez mais rápida e dentro de um sistema digital”.

Frente a esta realidade, o Pontífice indicou que “o antídoto mais radical ao vírus da falsidade é deixar-se purificar pela verdade”.

Esta verdade está no centro dos debates da conferência que acontece em Lourdes.

Conforme assinala a agência Ecclesia do episcopado português. A base da reflexão deste evento está na noção de que “em muitos lugares da sociedade, assiste-se hoje ao aparecimento de verdades alternativas”, nos âmbitos “da política, da economia e mesmo da espiritualidade”.

Nesse sentido, a conferência busca “analisar que efeitos esta conjuntura está tendo” para a sociedade e cultura e qual o papel dos meios de comunicação, particularmente os católicos, nesse contexto.

A conferência central do encontro acontecerá nesta quinta-feira, 25 de janeiro, com foco no questionamento: “Que tipo de verdade é que nós queremos?”.

Confira também: