Em 17 de janeiro começará a peregrinação das imagens de Nossa Senhora do Carmo de La Tirana, São José e São Lourenço de Tarapacá, de seus santuários no norte do Chile até a cidade de Iquique, para acompanhar a Missa que será presidida pelo Papa Francisco no dia seguinte.

Tanto São Lourenço de Tarapacá quanto Nossa Senhora do Carmo – localizados a 100 e 75 quilômetros de Iquique – são dois santuários que reúnem milhares de peregrinos durante suas celebrações nos dias 10 de agosto e 16 de julho, respectivamente.

Esta será a última Missa que Francisco celebrará no país, na qual também coroará a imagem de Nossa Senhora do Carmo de La Tirana como Rainha e Mãe do Chile.

Em 1987, São João Paulo II coroou com o mesmo título a imagem da Virgem do Carmo que está no Santuário Nacional de Maipú.

Para que isso seja possível, as imagens devem sair de seus santuários e as respectivas comunidades e federações de danças religiosas prepararam um itinerário que começará na quarta-feira, 17.

A retirada da imagem da Virgem do Carmo, junto com a de São José, está prevista para às 9h (hora local) e está a cargo da Comunidade Custódia do Santuário e da Federação de Danças Religiosas de La Tirana.

Ao chegar a Iquique, o veículo que levará a imagem da Virgem passará pela rotatória de El Pampino, pelas ruas O'Higgins, Arturo Fernández, Sotomayor e Amunátegui. Calcula-se que chegará ao meio dia na paróquia do Perpétuo Socorro, lugar representativo e histórico para as danças religiosas.

Em El Colorado, zona norte de Iquique, será organizado um altar e as associações saudarão a Virgem do Carmo de La Tirana por turnos até às 21h.

Em seguida, as imagens de São José e da Virgem serão guardadas até a manhã do dia 18 e levadas à Praia Lobito, onde será celebrada a Missa com o Papa.

Depois da Eucaristia, as imagens de São José e da Virgem de La Tirana, coroada como Rainha e Mãe do Chile, retornarão à cidade de La Tirana onde será realizada uma cerimônia de entronização ao Santuário.

Esta é a segunda vez que a “Chinita” (como é chamada pelos chilenos) deixa o seu santuário para visitar Iquique. A primeira ocasião foi durante a preparação do jubileu do ano 2000.

Juan Pablo Maturana, presidente da Federação das Danças Religiosas de La Tirana, convidou os fiéis a participar deste evento saudando a “Chinita del Carmelo” que será coroada pelo Papa Francisco como um “reconhecimento da fé do povo da região norte que durante séculos caminhou de mãos dadas com Maria”.

“Para nós, é uma satisfação e um orgulho, porque escutaram o nosso humilde pedido para que o Papa coroasse a nossa Mãe. Fazemos parte da Igreja viva, da Igreja que dança e que mais do que tudo se centra na Mãe do Salvador que fica junto conosco para o anúncio da Boa Nova”, disse ao Grupo ACI.

A imagem de São Lourenço de Tarapacá sairá em uma caravana do santuário, em 17 de janeiro, às 7h30 (hora local) e passará por Pagua, Huara, Alto Hospicio até chegar a Iquique.

Às 10h30 a imagem chegará à avenida Héroes de la Concepción (entre as ruas O'Higgins e Zegers) e será levada em uma andor à paróquia de Nossa Senhora da Reconciliação. Também será instalada uma relíquia de São Lourenço, trazida da Espanha há vários anos.

Ao meio dia começam as saudações das Danças Religiosas de São Lourenço por turnos até meia-noite. Enquanto isso, os fiéis também poderão venerar o santo padroeiro dos mineiros, motoristas e comerciantes.

Estima-se que no dia 18 de janeiro, 1h30, a imagem de São Lourenço de Tarapacá será levada à Praia Lobito e será entronizada no presbitério.

Em 18 de janeiro, depois da Eucaristia, a imagem voltará para o santuário às 19h.

Para Rodrigo Herrera, presidente do Grupo de Danças Religiosas de São Lourenço de Tarapacá, esta é uma oportunidade para divulgar o fervor religioso que “será vivido da mesma maneira como quando esperam a véspera de cada festa, em La Tirana, no dia 16 de julho, e São Lourenço, em 10 de agosto, assim vamos viver o dia 18 de janeiro”.

Confira também:

Mais em