Na Missa celebrada na manhã de hoje na Casa Santa Marta, o Papa Francisco falou sobre a importância de rezar bem e sublinhou que, “se a oração não é corajosa, não é cristã”.

Francisco recordou os relatos evangélicos da cura de um leproso e de um paralítico no qual ambos rezam com coragem. “Sempre quando nos aproximamos do Senhor para pedir algo, se deve partir da fé e fazê-lo na fé: ‘Eu tenho fé que tu podes cura-me, eu creio que tu podes fazer isto’”, disse na homilia.

O Pontífice pediu, então, para que não se reze como “papagaios” e “sem interesse” naquilo que se pede,  mas sim “suplicando ao Senhor que ajude a nossa pouca fé diante das dificuldades”.

“Coragem para aproximar-me do Senhor quando existem tantas dificuldades. Muitas vezes, é preciso paciência e saber esperar os tempos, mas não desistir, ir sempre em frente. Mas se eu com fé me aproximo do Senhor e digo: ‘Se queres, podes me dar esta graça’, e como a graça depois de três dias não veio, me esqueço...”.

Francisco deu o exemplo da mãe de Santo Agostinho, Santa Mônica, que “chorou muito” pela conversão do seu filho. Teve “coragem para desafiar o Senhor”.

“A oração cristã nasce da fé em Jesus e segue sempre com a fé, para além das dificuldades. Uma frase para trazê-la hoje no nosso coração nos ajudará é do nosso pai Abraão, a quem foi prometida a herança, isto é, ter um filho aos 100 anos”.

“Diz o apóstolo Paulo: ‘Creiam’ e com isto foi justificado. A fé e ‘se colocou em caminho’: fé e fazer de tudo para chegar àquela graça que estou pedindo. O Senhor nos disse: ‘Peçam e vos será dado’. Tomemos também esta Palavra e tenhamos confiança, mas sempre com fé e acreditando”.

“Esta é a coragem que tem a oração cristã. Se uma oração não é corajosa, não é cristã”, destacou.

Confira também: