A organização de ajuda humanitária Catholic Charities está ajudando a salvar pessoas sem lar ameaçadas pelos efeitos do “ciclone bomba”, uma tormenta que congelou grande parte da costa leste dos Estados Unidos e deixou ao menos 18 falecidos.

Segundo o Serviço de Meteorologia do país, um cerca de 40 estados, as temperaturas desceram em média 20 graus centígrados abaixo de zero. Isso obrigou a cancelar voos e fechar escolas, assim como o fornecimento de energia a centenas de milhares de lares e locais de trabalho.

Além disso, a tormenta trouxe ventos de até 129 quilômetros por hora e deixou mais de 30 centímetros de neve em algumas áreas.

As cidades mais afetadas da costa leste são Boston, Nova York, Washington, Filadélfia e Chicago.

Catholic Charities em Chicago conta com um programa de transporte que leva as pessoas sem lar a lugares seguros.

“Catholic Charities mantém um programa de alcance móvel em Chicago e os 365 dias do ano temos de três a cinco vans que transportam as pessoas sem lar e aqueles que precisam de refúgio a centros e albergues na cidade”, disse à CNA – agência em inglês do Grupo ACI – Kristine Kappel, diretora de comunicações de Catholic Charities em Chicago.

“Podemos ajudar entre dezenas e centenas de pessoas por dia”, acrescentou.

As temperaturas em Chicago caíram até 9 graus abaixo de zero nas últimas duas semanas. Kappel disse que o programa de alcance móvel está ocupado desde então.

“As pessoas sem lar podem não saber exatamente onde ir ou ter a capacidade de chegar até lá. Mas, há refúgios disponíveis para elas. É possível que necessitem de um ônibus para chegar ao refúgio ou um trem e é possível que não tenham os recursos para fazê-lo”, indicou.

Qualquer pessoa sem lar em Chicago pode se aproximar de um hospital, departamento de bombeiros ou estação de polícia, que chamarão Catholic Charities para que seja levada a um de seus dois refúgios. A pessoa também pode chamar a organização diretamente.

As vans têm computadores portáteis e recursos para se manter atualizando sobre quais refúgios estão disponíveis e quais regulações podem ter.

Kappel, que ajuda no processo do transporte, sustenta que a experiência é extraordinariamente emocionante e, além disso, é gratificante ver a equipe trabalhar compassivamente junto com os mais vulneráveis.

“Estas pessoas realmente precisam ser transportadas a um lugar seguro. Eles apreciam muito quando nos veem”, acrescentou.

Chicago não é a única cidade onde Catholic Charities proporciona às pessoas sem lar os meios para encontrar refúgio.

As agências na Flórida e Tenessee têm listas atualizadas de refúgios disponíveis. Os refúgios em Washington D.C. e St. Paul ampliaram a quantidade de camas, artigos de primeira necessidade e quartos disponíveis.

Confira também: