Um grupo de extremistas hindus atacou uma universidade católica na Índia para obrigá-la a permitir que se pratique rituais hindus dentro de suas instalações.

Segundo informou a agência vaticana Fides, cerca de 900 membros da organização estudantil de direita “Akhil Bharatiya Vidyarthi Parishad” (ABVP) se reuniram no dia 4 de janeiro na porta da St. Mary’s Post Graduate College e ameaçaram realizar à força o “Aarti de Bharat Mata”, um ato no qual se incensa as imagens dos deuses hindus.

O secretário geral da Conferência Episcopal da Índia, Dom Theodore Mascarenhas, disse a Fides que “se reportou que uma multidão de ativistas tinha se reunido do lado de fora da universidade e esperava ingressar. Mas, um grande batalhão da polícia foi enviado para lidar com a situação”.

Além disso, indicou que “a calma regressou ao lugar pois só permaneceram na área os policiais de serviço”.

“A polícia de Mahya Pradesh assegurou às autoridades da igreja que darão a máxima proteção. Entretanto, os sacerdotes que administram a universidade sentem que a situação é potencialmente perigosa, porque esperava-se que os 900 ativistas violassem as ordens da polícia”.

“Já tinha acontecido uma agressão, embora 20 policiais estivessem ali”, assinalou.

“Voltamos a agradecer ao ministro do Interior, Rajnath Singh, e à polícia de Madhya Pradesh. Também a vocês por suas orações. Os sacerdotes, religiosas e o restante do pessoal estão em choque. Continuem rezando por eles”, pediu o Prelado.

Confira também: