O templo expiatório da Sagrada Família de Barcelona, na Espanha, instalou 10 dez arcos detectores de metais, aparelhos de scanner e 12 agentes de segurança.

Segundo explicaram o novo diretor geral da Fundação da Sagrada Família, Xavier Martínez, e o diretor de segurança e operações do templo, Marc Martínez, as medidas entraram em funcionamento no último dia 1º de janeiro, foram inspiradas na segurança do Vaticano e são semelhantes às medidas que se usam nos aeroportos.

Com essas medidas, que custaram 2 milhões de euros (cerca de 2,4 milhões de dólares), foi dado por finalizado o plano estratégico de segurança da cidade de Barcelona.

Segundo indicou Marc Martínez, essas medidas de segurança não são consequência direta dos atentados do último mês de agosto em Barcelona e Cambrils, embora a célula terrorista que atentou em ambas as cidades tivesse entre seus alvos a Sagrada Família.

O templo expiatório da Sagrada Família recebe cerca de 1500 visitantes por hora e, antes da instalação dessas medidas de segurança, os controles para acessar à Basílica eram feitos de maneira manual e visual.

Durante os dias de natal, nos arredores da Basílica da Sagrada Família, assim como no centro da cidade de Barcelona, foi reforçada a segurança com a instalação de obstáculos como árvores, jardineiras e blocos de concreto ou ferro que impedem a passagem de veículos.

Cabe recordar que no dia 12 de setembro, a Sagrada Família foi evacuada por um falso alarme terrorista por uma caminhonete suspeita que estava estacionada nos arredores.

Confira também: