O Patriarcado de Lisboa publicou nesta quarta-feira, 3, um comunicado sobre recentes notícias do desaparecimento de peças de arte sacra da Paróquia de Santo Condestável, que está sendo investigado pela Polícia Judiciária, e no qual o único suspeito é um sacerdote de Lisboa.

De acordo com notícia publicada neste dia 3 de janeiro pelo jornal ‘Público’, Padre António Teixeira é acusado pelo desaparecimento de paramentos litúrgicos, peças para ornamentar o altar, como castiças e toalhas, além de uma taça de prata dourada com pedras preciosas e imagens do século XVIII.

A matéria afirma que parte do material teria sido vendido a um antiquário para financiar obras da casa paroquial, quando o sacerdote se mudou para o local, em 2015. Entretanto, o jornal indica ainda que fontes próximas ao padre declaram que algumas peças teria sido jogadas no lixo.

Frente a estas notícias, o Patriarcado de Lisboa declarou que recebeu, em março de 2017, “informação do desaparecimento de várias peças de arte sacra na referida igreja”.

“Imediatamente se determinou que o caso fosse apresentado à Polícia Judiciária, tal como veio a acontecer”.

Além disso, assinala no comunicado publicado em seu site, “o sacerdote em causa já tinha sido substituído, a seu pedido, na condução da Paróquia, no final do mês de janeiro, não desempenhando atualmente qualquer cargo pastoral”.

“Sem precipitar juízos que cabem aos tribunais, cumpra-se a lei e acompanhem-se as pessoas”, conclui a nota.

Confira também: