A cidade alemã de Colônia espera um milhão de jovens durante a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se celebrará de 16 a 21 de agosto à qual assistirá também o Papa Bento XVI.

O Padre Francis Kohn, encarregado de assuntos juvenis do Pontifício Conselho para os Laicos, reuniu-se essa semana com os organizadores da JMJ Colônia 2005 para coordenar os detalhes do evento.

O P. Kohn informou que, dado que Colônia é uma cidade menor do que as anteriores sedes da JMJ, algumas atividades se realizarão nas dioceses vizinhas de Bonn e Düsseldorf. Por exemplo, a Missa inaugural se celebrará simultaneamente na Catedral metropolitana de Colônia e em seus pares das mencionadas cidades.

O 17, 18 e 19 de agosto bispos de todo o mundo oferecerão catequeses em 30 idiomas diferentes. Durante as noites se levará a cabo o Jugendfestival, que incluirá apresentações artísticas e culturais.

Em 20 de agosto terão seu primeiro encontro com o Santo Padre no Marienfeld, ao leste de Colônia. Logo depois de adorar oSantíssimo Sacramento, elemento sugerido por João Paulo II por ser este o ano da Eucaristia, os participantes passarão a noite ali para participar da Missa de clausura que também será presidida pelo Pontífice, no dia seguinte, 21 de agosto.

Entre os inscritos, não surpreende que a delegação maior seja a alemã com 70 mil participantes, além de 30 mil voluntários; França tem 40 mil jovens, Espanha será representada por 30 mil, Estados Unidos por 23 mil. São mais de 100 países dos cinco continentes os que estarão representados na JMJ.

O sacerdote também explicou que para alentar a participação dos jovens de países em vias de desenvolvimento neste evento, o Pontifício Conselho para os Leigos ofereceu subsídios através das nunciaturas apostólicas naqueles países.

Embora algumas autoridades expressaram sua preocupação pela chegada ao país de pessoas que queiram ficar logo como ilegais, com o pretexto de participar da JMJ Colônia 2005, os organizadores vieram trabalhando de perto com os governos para lutar com este assunto. Para obter o visto de entrada, pede aos jovens uma carta de recomendação do Bispo a cargo de sua diocese.