A pedido do Arcebispo Caldeu de Erbil (Iraque), Dom Bashar Warda, um casal iraquiano assumirá a administração do primeiro hospital católico que será construído após a derrota do Estado Islâmico (ISIS) e que servirá para atender as vítimas deste grupo terrorista.

Segundo informou o jornal ‘Chaldean View’, Saveen Oghana e Ban Isaqi, que são médico e dentista, respectivamente, foram escolhidos por Dom Warda depois que a Universidade Católica da Austrália (ACU, na sigla em inglês) ofereceu várias bolsas de estudos para apoiar a diocese católica de Erbil em seu projeto de construir um hospital e uma universidade.

Os jovens de 28 anos acabam de finalizar o primeiro ano de estudos de seu mestrado em Administração de Saúde, no campus da ACU na cidade australiana de Brisbane. Em aproximadamente seis meses, deverão concluir uma pesquisa para depois regressar ao Iraque.

“Sabemos que será o primeiro hospital católico na região do Curdistão e que provavelmente será o único hospital católico em todo o Iraque, não o primeiro, mas sim o único”, indicou Saveen a ‘Chaldean View’.

“Porque, sabem, no Iraque, especialmente em Bagdá, costumávamos ter, como cristãos, muitos hospitais, porém atualmente não mais, devido às guerras e aos conflitos, à imigração do nosso povo e aos sequestros, assassinatos e lutas contínuas”, acrescentou.

O novo hospital está sendo construído no bairro cristão de Ankawa, em Erbil, localizado no norte do Iraque. Saveen revelou que o nome do centro de saúde será “‘Shlama, que significa ‘Shalom’ e quer dizer ‘paz’”.

“A visão do Arcebispo Warda é que a presença dos cristãos no Iraque seja efetiva. Isso não significa apenas estar ali em uma missão, mas estar presente com os valores cristãos”, destacou.

“E como Igreja, nossa Igreja em Ankawa, está trabalhando em dois setores principais, que são os de educação e saúde”, acrescentou.

Saveen disse que aceitar a oferta de Dom Warda para se capacitar no exterior não foi fácil, porque “deixamos tudo para trás em nosso país – família, parentes – e inclusive nos afastamos de nossa prática e escolhemos uma diferente, que de alguma maneira está relacionada à área de saúde, mas não é puramente uma prática dental nem médica. Então, foi um desafio”.

“Estamos confiando em que a ACU nos qualificará para obter os graus acadêmicos para que possamos apresentar algo que é diferente, efetivo e que segue os valores cristãos, de acordo com os padrões internacionais”, completou.

Indicou que a universidade “está nos apoiando não só em relação à nossa presença no Iraque, mas também estando ali de uma maneira diferente como queremos ser”.

Esta não é a primeira vez que Saveen e Ban apoiam Dom Warda. Anteriormente, ambos foram voluntários na Diocese de Erbil por dez e cinco anos, respectivamente.

“Eu estava administrando a Clínica de Caridade São José. Era o coordenador dessa clínica de caridade e esta se estabeleceu uma vez que nosso povo fugiu da Planície de Nínive e se tornaram deslocados internos”, narrou Saveen.

O médico disse que esta clínica foi criada em meados de 2014 e oferece atenção médica gratuita aos refugiados independente da sua religião. Assegurou que seguirá funcionando mesmo com o novo hospital.

Manifestou que após a expulsão do ISIS da Planície de Nínive e de Mossul, que ocorreu entre outubro de 2016 e julho de 2017, “a primeira coisa que qualquer iraquiano dirá é ‘queremos paz em nosso país’”.

Confira também: